Início Antigo Egito Néftis

Néftis

336
5
COMPARTILHAR


NÉFTIS ou NEPHTHYS: É a deusa associada aos ritos funerários e a morte. Na Enéade de Heliópolis, ela é filha de Nut e Geb e irmã de Ísis, Osíris e Seth que também era seu marido. Néftis é muitas vezes vista como a mãe do deus Anúbis.

A mitologia egípcia mostra que ela seduziu Osíris a fim de ter um filho com ele (tentou embriaga-lo ou se passar por Ísis). Alguns mitos falam que ela adotou Anúbis, sendo assim o deus não seria filho de Osíris.


Representação de Néftis (Nephthys)



Néftis geralmente é representada como uma mulher, vestindo um longo vestido e em sua cabeça usa um Hieróglifo de seu nome como coroa. Segundo REMLER (2010, p. 131) “Ela aparece nos textos das pirâmides e no Livro dos mortos, mas talvez por ela ter um papel subordinado a Isis, não havia cultos ou templos dedicados a ela. Seu nome significa, “Senhora do Templo” que a associa com o papel de sacerdotisa.

Néftis juntamente com Ísis era vista como a representação dos dois lados (Bem e o Mal), sendo Ísis representando o lado do bem e Néftis o do Mal. Apesar disso, não parece que os egípcios a temiam como uma deusa ruim, já que foram encontrados estátuas dela na cabeceira da cama para ajudar as mães na hora do parto.

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– BUDGE, Wallis. Osiris, The egyptian religion of resurrection. Publisher: University Books, 1961.

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– MILLARD, Anne. The Egyptians (Peoples of the past). London: MacDonald & Company, 1975.

– QUESNEL, A et al. O Egito: Mitos e Lendas. Editora: Ática, 1993.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.

Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSeth
Próximo artigoSeres (Deuses) da Segunda Geração
avatar

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.

5 COMENTÁRIOS

    • Olá Maria, tudo bom? No calendário “civil”, o ano era dividido em 12 meses de 30 dias, sendo cada mês formado por 3 semanas de 10 dias, em um total de 360 dias por ano, acrescidos de 5 dias especiais para homenagear os deuses Hórus, Seth, Ísis, Osíris e Néftis. Esses 5 dias não estavam incluídos no calendário civil e, portanto, eram apenas dias religiosos. Eram chamados de Heriu-renpet e na teoria correspondiam ao décimo terceiro mês lunar.

  1. Por favor. Tive uma visão em estado consciente nesta ordem: caveira com braços cruzados, um portal e por final a mão fazendo símbolo de olho. essas msgs não saem da minha cabeça. Se poder me ajudar, agradeço!
    Pode ter relação com o antigo Egito e o ocultismo? Pode considerar-se fatos a religião?

DEIXE UMA RESPOSTA

*