Início Notícias da Egiptologia O Egito sob o Olhar de Napoleão..

O Egito sob o Olhar de Napoleão..

60
2
COMPARTILHAR

A Unifor irá receber uma coleção fruto da visita de Napoleão Bonaparte ao Egito. De 25 de outubro à 20 de janeiro, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, o Itaú Unibanco Holding S.A. e o Itaú Cultural apresentam a exposição O Egito sob o Olhar de Napoleão, na Coleção Itaú em Fortaleza, comcuradoria de Vagner Porto.


Acessado em http://static.hsw.com.br/gif/napoleao-bonaparte-2.jpg – 23 de Outubro de 2012.

 

A exposição será organizada em cinco seções: Cartografia, Religião, Arquitetura, Egito Moderno e História Natural. Serão exibidas 35 peças, sendo 21 delas parte de Description de l’Égypte – obra pertencente ao Itaú Unibanco e publicada em Paris entre 1809 e 1822 – que descreve a expedição liderada pelo general Napoleão Bonaparte ao Egito, em 1798, na qual tomou as cidades de Alexandria e do Cairo. A mostra também conta com 14 reproduções fotográficas, realizadas a partir das matrizes de cobre pertencentes ao Museu do Louvre, na França.


Abertura:

Quinta, 25 outubro de 2012 – 20h às 22h30


O Egito sob o Olhar de Napoleão, na Coleção Itaú:

Sexta, 26 de outubro de 2012 à Domingo, 20 de Janeiro de 2013
terça a sexta, das 8h às 20h
sábado e domingo, das 10h às 18h

->>Entrada Franca.

Espaço Cultural Unifor–Anexo – Universidade de Fortaleza | Av. Washington Soares 1321 Edson Queiroz 60811-905 – Fortaleza CE -> 85 3477 3000 / 85 3477 3055


Fonte: http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2841&cd_materia=2052

2 COMENTÁRIOS

  1. Oii.Apesar que ,de certo modo e tem que ser reconhecido,o Napoleão ter ”ajudado” na arqueologia com a missão artística enviada por ele até lá inclusive com a descoberta da Pedra de Rosetta pelas tropas dele.Há de se dizer que uma parte das antiguidades retiradas do Egito na época,ilegalmente,ainda não voltou pro Egito.Os museus europeus agradecem né?!Sendo também que na Europa elas estão muito bem guardadas e protegidas.Admita-se!!Quem sabe um dia elas não voltam pro Egito!!?Hehehe..Abraços!!

    • Olá Marcelo, tudo bom? A volta dos artefatos egípcios para o Egito sempre foi uma questão polêmica e assunto de pautas diplomáticas recentes, como foi o caso da Alemanha que recebeu pedido formal para a devolução do busto de Nefertiti. Na minha opinião, se na época a Lei permitia esses “acordos” de retirada de artefatos, isso deve ser mantido. Primeiro porque divulga o Egito em várias partes do mundo, segundo porque os artefatos não são do Egito, são da Humanidade, patrimônios históricos que pertenceram a maior civilização antiga de que se tem notícia.

DEIXE UMA RESPOSTA

*