Antigo Egito

Pirâmide em Degraus do Faraó Djoser corre risco de uma catástrofe..

Ativistas no Egito expressaram indignação depois que o Ministério de Antiguidades do Egito contratou a mesma empresa para restaurar a pirâmide de Saqqara que tem aproximadamente 4.600 anos. Em declarações à Al-Masry Al-Youm, Amir Gamal, representante do movimento “Non-Stop Robberies”, disse que o ministro de Antiguidades deu ordens para retomar a restauração da pirâmide de Saqqara pela mesma empresa que havia sido responsável por grande deterioração, incluindo o colapso de uma parte da pirâmide, durante as tentativas de restauração anteriores.

Shurbagy, a empresa contratada, está no negócio por nove anos e não tem visto muito sucesso em qualquer um dos seis projetos que assumiu, disse Gamal, acrescentando que a empresa está atualmente sob investigação. “A empresa nunca restaurou qualquer sítio arqueológico. Todos os projetos eram para criar modernas construções”, explicou Gamal.

Pirâmide em degraus (Faraó Djoser) arquitetada por Imhotep em Saqqara - Acervo pessoal.
Pirâmide em degraus (Faraó Djoser) arquitetada por Imhotep em Saqqara – Acervo pessoal.


“Tecnicamente, a empresa e os funcionários do Conselho Supremo de Antiguidades cometeram um crime. Novas paredes foram construídas fora da pirâmide como se a pirâmide fosse uma construção moderna, sendo que fere os padrões internacionais de restauração, que impede a adição de mais de 5% da construção de antiguidades. Adicionar uma construção moderna é uma grande pressão sobre a pirâmide decadente que pode sofrer uma catástrofe. ”

Em 2011, as tentativas de restauração iniciaram após temores de que a pirâmide de Saqqara poderia ruir em consequência de um terremoto em 1992. A equipe britânica implantou gigantes ‘air-bags’ para apoiar o teto da pirâmide e iniciar os planos de reparos permanentes. No entanto, a revolução de 2011 e uma crise econômica viu a restauração interrompida em 2012.


Fonte(s):

http://egyptianstreets.com/2014/09/01/egypts-step-pyramid-at-risk-of-catastrophic-collapse/
http://www.egyptindependent.com/news/activists-unqualified-company-tasked-restoration-egypt-s-oldest-pyramid

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Cara, que falta de responsabilidade dessa empresa que se responsabilizou à restaurar a pirâmide. Nove anos e nada ainda. Fora outros projetos que eu li que a Shurbagy não deu suporte. Lamentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo