Antigo Egito

Pirâmides egípcias na Antártida?

Vários sites têm reportado uma notícia um tanto quanto “curiosa”. Uma equipe composta por cientistas estadunidenses e europeus teria encontrado pirâmides na Antártida durante uma expedição no ano passado.

Apesar da informação não ter sido confirmada ou negada por nenhuma fonte oficial, muitos websites continuam fazendo circular essa intrigante hipótese com a divulgação de imagens feitas por cientistas do Programa Integrado de Perfuração Oceânica (Integrated Ocean Drilling Program), um projeto internacional de exploração submarina.

Supostas estruturas piramidais da Antártida.
Foto de uma das supostas pirâmides da Antártida. Fonte: IODP.

 

As supostas estruturas piramidais parecem ser em número de três, sendo que duas estariam a cerca de 16 quilômetros em direção ao interior do continente antártico, enquanto uma terceira se localizaria próximo à área costeira.

Embora não existam vestígios da presença humana nessas regiões antes do século XVI – quando exploradores europeus fizeram os primeiros registros conhecidos sobre a existência de territórios nessa parte do mundo – é possível que povos nativos da América do Sul tenham visitado ou mesmo ocupado o “Continente Gelado” por algum período de tempo.

Dentre as especulações feitas, uma afirma que a Antártida poderia ter oferecido condições climáticas para o desenvolvimento de uma civilização há milhares de anos; outra, que seus possíveis habitantes teriam feito contatos com sociedades antigas que ocupavam áreas como México, Indonésia, Egito ou outras localidades aonde a Arqueologia vem encontrando vestígios de construções piramidais, como é o caso da Bósnia.

Para além das simples e mal formuladas especulações, parece que os cientistas envolvidos estariam planejando uma nova expedição a fim de realizar mais pesquisas e determinar se as misteriosas construções tratam-se de estruturas artificiais ou naturais. Aguardemos para obter maiores informações…

Fontes:

http://noticias.seuhistory.com/piramides-na-antartida

http://www.euronews.com/2013/07/03/egyptian-pyramids-on-the-antarctic/

http://english.ruvr.ru/news/2013_06_18/Ancient-pyramids-possibly-man-made-discovered-in-Antarctica-5371/

http://www.iodp.org/

 

Indicação Bibliográfica:

BRIER, Bob; HOUDIN, Jean-Pierre. The secret of the great pyramid. Londres: HarperCollins e-books, 2008.

DAVID, Ann Rosalie. The pyramid builders of ancient Egypt. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2003.

DODSON, Aidan. As pirâmides do antigo Egito. Barcelona: Folio, 2007.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo