Antigo Egito

Encontrado raro cemitério de animais do antigo Egito

Em Berenike, na costa do Mar Vermelho no sul do Egito, os arqueólogos descobriram cerca de 100 esqueletos completos de animais que datam aprox. de 75 a 150 a.C, tornando-se um dos primeiros cemitérios de animais de estimação conhecido.

Embora alguns cães e macacos tenham sido encontrados em Berenike, a maioria dos esqueletos são de gatos domesticados. Como o Egito era uma das localizações da primeira domesticação de gatos, este cemitério é uma descoberta importante e mostra uma luz sobre o relacionamento dos seres humanos com os animais.

Os enterros de animais são bastante comuns no Egito, desde os tempos pré-dinásticos até os romanos, embora os arqueólogos geralmente vejam criaturas mumificadas. As escavações em Berenike, que estão em andamento há mais de duas décadas e lideradas por Steven Sidebotham (Universidade de Delaware), descobriram um funeral que estava localizado fora da cidade.

A investigação dos esqueletos foi realizada por Marta Osypińska (Academia Polonesa de Ciências) e relatada recentemente na revista Antiquity. Osypińska encontrou alguns animais com artefatos: dois gatos jovens possuíam um cordão de casca de ovo de avestruz perto do pescoço e três gatos e um macaco foram enterrados com o que parece ser colares de ferro.

Osypińska conclui que eles eram provavelmente animais de estimação devido à falta de doença e à falta de provas de assassinatos intencionais. “Com base neste tipo de enterro, a ausência de mumificação, a lista de espécies diversas e a ausência de intervenções humanas”, ela escreve, “sugere-se que o cemitério de Berenike […] deve ser interpretado como um cemitério de animais domésticos em vez de depósitos relacionados a ritos sagrados ou mágicos “.

 

Maiores informações: 

https://www.forbes.com/sites/kristinakillgrove/2017/10/04/archaeologists-find-rare-pet-cemetery-in-ancient-egypt/#32d92b846165 (em inglês)

http://www.newsweek.com/ancient-egypt-pet-cemetery-1800-years-old-filled-100-skeletons-discovered-678384 (em inglês)

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo