Antigo Egito

Rumores sobre um túnel entre o Museu do Cairo e a UAC

Nos últimos meses tenho ouvido muitos boatos que ninguém jamais tinha mencionado antes. Ultimamente tenho ouvido uma história que existe um túnel que vai do Museu do Cairo para o campus da Universidade Americana no Cairo, em Tahrir Square. As pessoas estão dizendo que este túnel imaginário é usado para levar as antiguidades do Museu para ser armazenado na Universidade. Eu tive que rir quando ouvi esse rumor, porque não é verdade e eu não sei de onde as pessoas vêm com essas histórias.

Na verdade eu acho que encontrei uma possível base de onde a história veio. Existe uma sala de armazenamento sob o campus da AUC, que é usado para armazenar artefatos do período islâmico. Não se trata de um túnel em si, mas uma sala que contém artefatos escavados por George Scanlon, um famoso estudioso do período islâmico e um arqueólogo muito bem respeitado, que escavaram na área Fustat do Velho Cairo, durante muitos anos, com início em 1960. Naquela época, existia uma lei no Egito, a Lei 215, promulgada em 1951, que declarou que os resultados das expedições estrangeiras seria dividido entre a missão estrangeira e o departamento de antiguidades metade a metade.






Devido a esta lei, arrecadações em museus e universidades em todo o mundo contêm objetos do Egito, incluindo a Universidade Americana do Cairo. Em 1983 foi promulgada a Lei 117 que parou o acordo anterior e do comércio de antiguidades. O departamento de antiguidades, fez registros de tudo e fui uma vez ou duas vezes por ano para inspecionar os serviços e rever o que eles têm. Também todas as antiguidades propriedades dos egípcios foram registradas com o departamento de Antiguidades e revisadas anualmente pelas autoridades.

A coleção foi revista em 21 de abril de 2010. Mas depois da Revolução, em 15 de março, ele foi assaltado novamente, e as autoridades de AUC encontraram o cadeado quebrado do depósito e objetos foram jogados em qualquer lugar. Eles informaram as autoridades da AUC, que informou a polícia e eles começaram a procurar e não encontraram nada, mas a polícia descobriu que existem 6 pessoas egípcias que trabalham na Universidade, que poderiam estar envolvidas com o roubo. Dois deles trabalham de segurança da AUC, e a polícia na Abdeen informou o Ministério e nós enviamos um grupo de arqueólogos que analisaram os objetos contra o livro de registo e descobriram que 146 peças foram roubadas, bem como 50 réplicas. Os dois suspeitos foram interrogados, e eu escrevi uma carta a presidente do AUC, Lisa Anderson, para informá-la que é mais seguro para esses objetos serem armazenados em um local de armazenamento em Fustat, e a Universidade pode ter acesso a elas em qualquer tempo. Espero que sejamos capazes de trabalhar juntos para proteger o patrimônio do Egito.


Fonte: http://www.drhawass.com/

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo