Início Notícias da Egiptologia Tesouros perdidos do Egito são mostrados na National Geographic..

Tesouros perdidos do Egito são mostrados na National Geographic..

73
6
COMPARTILHAR

Duas estátuas douradas do rei Tutankhamon e figuras de Akhenaton e da rainha Nefertiti, estão entre os oito artefatos importantes que faltam no Museu Egípcio, no Cairo, o ministro de Antiguidades do Egito, Zahi Hawass, disse em seu blog. O desaparecimento foi descoberto quando os funcionários do museu fizeram um inventário após saqueadores invadiram o museu no mês passado, disse Hawass.

Hawass acrescentou que sexta-feira (11 de fevereiro), saqueadores invadiram uma área de armazenamento em Dashur, uma necrópole real ao sul do Cairo, que continha blocos grandes e pequenos artefatos. O fotógrafo Ken Garrett da National Geographic olhou através de seus arquivos e encontrou estas fotos de dois dos tesouros que estão faltando no museu do Cairo.


Esta estátua de calcário de Akhenaton tendo uma bandeja de oferta é um dos objetos perdidos do Museu Egípcio. Fotografia autor de Kenneth Garrett


Este é acreditado para ser o cabeça de arenito de uma princesa Amarna, disse Zahi Hawass, por estar ausente do Museu Egípcio. Fotografia autor de Kenneth Garrett




As oito peças furtadas são:

1 – Estátua dourada de madeira de Tutankhamon sendo carregado por uma deusa;
2 – Estátua dourada de madeira de Tutankhamon com arpão. Apenas o torso e membros superiores do rei estão em falta;
3 – Estátua de calcário de Akhenaton segurando uma bandeja de oferendas;
4 – Estátua de Nefertiti fazendo oferendas;
5 – Cabeça de arenito de princesa de Amarna;
6 – Estátua de pedra de um escriba de amarna;
7 – Shabtis de madeira de Yuya (11 peças);
8 – Escaravelho do coração de Yuya.


Fonte(s): http://blogs.nationalgeographic.com / www.drhawass.com

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Gostaria de sabe a respeito do anel que Carter apoderou-se no interior da tumba de tutankamon.
    O Sr saberia algo sobre ele? A história que esta escrito sobre ele tem fundamento?
    Desde já agradeço e Seu site é muito bom.
    Att: Andreiuw

    • Olá Andreiuw, tudo bom? Howard Carter e principalmente Lord Carnarvon tinham direito sobre uma porcentagem dos artefatos encontrados na tumba. Na época a lei permitia isso. Sobre o anel em específico, você leu em algum lugar? Porque não há uma lista oficial do que ficou com eles. Abraços.

      • Olá! Li a respeito da Famosa maldição de tutankamon, me chamou a atenção a parte onde apenas Carter sai vivo desta história e segundo a lenda seria devido a um anel(o anel atlante) que Carter teria pego da mão de tutankamon.
        Minha pergunta seria isso realmente aconteceu?
        Ou seria apenas mais uma história triste para vender replicas deste anel?
        Obrigado pela atenção!
        Andreiuw.

        • Olá Andreiuw, tudo bom? Sobre o anel Atlante eu já li, mas na verdade, segundo as pessoas que publicaram esses textos, esse anel teria sido dado a Carter pro outro explorador e não retirado do dedo de Tutankhamon. Bom, você não tenha nem dúvida que foi mais uma história para vender réplicas e para chamar atenção da “Maldição de Tutankhamon”. Em breve farei um post explicando sobre a tal maldição e como surgiu essa história na mídia. Abraços

    • Olá Fernando, tudo bom? Realmente o assunto é bem interessante e serve como um alerta para quem encontrar esses artefatos. Até mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

*