Antigo Egito

Tinta usada em antigos papiros contém cobre…

Um novo estudo da Universidade de Copenhague analisou fragmentos de papiros de 2.000 anos com microscópio de raios-X, que mostram que a tinta preta usada por escribas egípcios também continha cobre – um elemento anteriormente não identificado na tinta antiga.

Fragmento de Papiro. Credito: Universidade de Copenhagen. (Imagem deitada). 

Em um estudo publicado hoje na Scientific Reports (leia o artigo completo clicando no link ao lado), uma equipe interdisciplinar de pesquisadores mostrou que os egípcios usavam tintas de carbono que continham cobre. Embora os fragmentos de papiros analisados ​​tenham sido escritos ao longo de um período de 300 anos e de diferentes regiões geográficas, os resultados não variaram significativamente.

Os fragmentos foram investigados com equipamentos avançados como parte do projeto CoNext, e as partículas encontradas nas tintas indicam que eram subprodutos da extração de cobre a partir de minérios sulfurosos. “A composição das tintas de carbono contendo cobre não mostrou diferenças significativas que possam estar relacionadas a períodos ou locais geográficos, o que sugere que os antigos egípcios usaram a mesma tecnologia para a produção de tinta em todo o Egito, de cerca de 200 a.C a 100 d.C”, disse o autor do estudo, Thomas Christiansen da Universidade de Copenhague.

 

Maiores informações: http://humanities.ku.dk/news/2017/ink-from-ancient-egyptian-papyri-contains-copper/ (em inglês)

https://phys.org/news/2017-11-ink-ancient-egyptian-papyri-copper.html (em inglês)

 

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo