Tumba de um médico egípcio da quinta dinastia é encontrada

Uma equipe de arqueólogos tchecos descobriu na necrópole de Abu Sir a tumba de um médico real da V dinastia, informaram as autoridades egípcias nesta terça-feira. A tumba pertence ao chefe dos médicos reais Shabskaf Ang, que certamente gozou de uma posição privilegiada, informou o Ministério de Estado de Antiguidades do Egito em comunicado.

 

A tumba possui uma altura de quatro metros, sendo que seus muros são de pedra caliça Foto: EFE

A tumba possui uma altura de quatro metros, sendo que seus muros são de pedra caliça
Foto: EFE – Fonte: www.terra.com.br

 

Trata-se da terceira tumba de um médico encontrada na necrópole, destacou o Ministro de Antiguidades Mohammed Ibrahim, que ressaltou que o mesmo deve ter tido fortes laços com o faraó. No local, os arqueólogos acharam uma porta com inscrições onde se menciona a profissão do médico e os sobrenomes que recebeu como “sacerdote do deus Ra”, o que, segundo a nota, revela a posição social e profissional de seu dono.

Fontes:

http://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/84509/Heritage/Ancient-Egypt/Tomb-of-Head-of-Pharaohs-Physicians-of-fifth-dynas.aspx

http://noticias.terra.com.br/ciencia/arqueologos-tchecos-descobrem-tumba-de-mais-de-4-mil-anos-no-egito,061625eb1cbd1410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.