Antigo Egito

Tumba de Tutankhamon será fechada ainda esse ano – Confirmado oficialmente.

Oitenta e nove anos após a descoberta da tumba de Tutankhamon, o faraó menino tornou-se vítima de sua própria fama. Sua tumba será fechada para os turistas até o final deste ano. Os visitantes serão direcionados para uma réplica da câmara funerária pintada, que será instalada perto da antiga casa de Howard Carter em Luxor. Réplicas de dois outros túmulos fechados serão abertos nas proximidades.

“Não há alternativa. Fechando os túmulos é a única maneira de preservá-los”, disse Zahi Hawass, chefe de antiguidades do Egito. “Se eu não construir este “Vale das réplicas”, os originais serão destruídos, em menos de 100 anos. Isso seria um desastre para a história. O maior dano veio do turismo de massa ao longo dos últimos 30 anos. “Respiração das pessoas, a umidade que elas trazem para os túmulos, o seu suor, o fato de que eles usam flashes ao tirar fotos – tudo isso danifica os túmulos”, disse ele.


Pesquisadores egípcios removendo o corpo do faraó Tutankhamon de seu sarcófago de pedra no Vale dos Reis em Luxor, para o teste de DNA.



A tumba de Tutankhamon, que se tornou rei em idade de aproximadamente oito anos e morreu uma década mais tarde, em 1.323 a.C, é a tumba mais popular no Vale dos Reis. As cores e gravuras foram danificadas pelos visitantes causando mudanças na temperatura e estragos nas paredes. Dr. Hawass, chefe do Conselho Supremo de Antiguidades, disse que a tumba de Tutankamon iria fechar “dentro de um ano”, quando o “Vale das Réplicas” estará pronto. Ele está levantando fundos de doadores privados para financiar o projeto de $10 milhões.

Dr. Hawass, disse que as réplicas atrairia tantos visitantes como o Vale dos Reis – 6000 turistas por dia, ou mais de dois milhões por ano. A poucos arqueólogos que pagarem “um ingresso muito caro” ainda seria permitido ver os originais. completou Hawass.


Fonte: www.theaustralian.com.au

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo