Antigo Egito

Um antigo pedaço de sarcófago retorna para o Egito..

Um cidadão francês ofereceu um pedaço de um antigo sarcófago decorado que ele herdou de seu avô. O Ministro do Estado para Antiguidades, Mohamed Ibrahim, anunciou que a peça tem 19 centímetros de comprimento e que o Ministério de Antiguidades está trabalhando com a embaixada egípcia em Paris para trazer a peça de volta ainda essa semana.


Foto:  Nevine El-Aref
Foto: Nevine El-Aref



O ministro acrescentou que o Egito também recuperou uma estátua de mármore de um leão que estava na Alemanha e uma coleção de vasos de vidro do período Ptolomaico que estava na França. De acordo com Ibrahim, esses objetos foram roubados de galerias na cidade de Qantarah Al-Sharqiyya, sendo resultado da falta de segurança que invadiu o país após a revolução de janeiro de 2011.


Fonte: http://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/94586/Heritage/Ancient-Egypt/An-ancient-Egyptian-piece-of-a-sarcophagus-return-.aspx

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

5 Comentários

  1. Lucas eu acho que tudo que saiu ilegalmente do Egito, devem sim voltar ao pais, para que possam mostrar a todos que amam sua história. Mas pelo que li, inclusive o Zahi Hawass foi afastado do cargo, pelo que li por causas politicas é claro. Confesso que não conheço o trabalho dele a fundo para julgar o que ouve, mas em um dos artigos, informaram que ele estava ditando regras e sendo abusivo demais com os artefatos. Emfim kk. Quando sair o seu artigo quero muito ler :).

    1. Olá Annelise, tudo bom?

      Sua opinião é defendida pela grande maioria, mas não chega ser uma unanimidade entre os especialistas.

      Zahi Hawass saiu do cargo na revolução de 2011. De modo geral, os egípcios não gostavam dele, apesar da imagem passada nos documentários, ele censurava os acontecimentos da arqueologia, incomodando as equipes. Sempre houve muito descontentamento com ele (falta de empregos para os recém formados, cargos melhores para os egípcios e outras tantas reclamações), ocasionando essa imagem local, diferente da conhecida por nós.

      Quando o artigo for publicado eu te aviso.

      Até mais.

  2. É incrível como artefatos do antigo Egito mechem com todos os envolvidos de uma maneira caótica, infelizmente acredito que devido a tantos roubos nas tumbas dos faraós, que possivelmente passado ao longo dos anos a varias pessoas, incluindo colecionados que não se revelam, isso acontece. Não sei se a estátua de mármore foi realmente roubada ou não. Mas o que me intriga e a maneira como eles lidam com tudo isso, como se tudo o que se descobriu no Egito, que não esta no pais, é roubado.

    1. Olá Annelise, tudo bom? Faz algum tempo que o Egito tenta repatriar os artefatos que, segundo as autoridades, saíram ilegalmente do país. Zahi Hawass criou algumas crises diplomáticas internacionais ao requisitar alguns deles. É uma discussão longa e não há um consenso entre a maioria. Eu escrevi um artigo sobre o tema e em breve eu divulgo ele aqui. Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo