Antigo Egito

Unesco oferece gratuitamente 10 mil páginas de história da África

Publicada em oito volumes, a coleção História Geral da África foi traduzida para o português e está disponível gratuitamente na internet. Produzido pela Unesco – órgão da ONU voltado para educação, ciência e cultura – o material possui quase 10 mil páginas e foi elaborado ao longo de 30 anos. A obra conta a história da África a partir de uma visão de dentro do continente, usando uma metodologia interdisciplinar. O trabalho envolveu 350 especialistas de áreas como história, antropologia, arqueologia, linguística, botânica, física e jornalismo.

A coleção aborda o continente desde a pré-história até a década de 1980. A narrativa atravessa períodos históricos marcantes, passando pelo Egito Antigo, por diversas civilizações e dinastias, pelo tráfico de escravos, pela colonização europeia e pela independência dos diversos países. A África é destacada como berço da humanidade e de contribuição fundamental para a cultura e a produção do conhecimento científico. A coleção completa pode ser baixada nas páginas da Unesco e do Ministério da Educação, na internet.

Publicada em oito volumes, a coleção História Geral da África está agora também disponível em português. A edição completa da coleção já foi publicada em árabe, inglês e francês; e sua versão condensada está editada em inglês, francês e em várias outras línguas, incluindo hausa, peul e swahili. Um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO nos últimos trinta anos, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente. A coleção foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos. Brasília: UNESCO, Secad/MEC, UFSCar, 2010.


Download gratuito (somente na versão em português):

 


Fontes: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/special-themes/ethnic-and-racial-relations-in-brazil/general-history-of-africa/
http://www.radioagencianp.com.br/10317-unesco-oferece-gratuitamente-10-mil-paginas-de-historia-da-africa

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

68 Comentários

      1. Olá Nívea de Oliveira, tudo bom? Fico feliz que você gostou do material disponibilizado. Até mais.

  1. QUE BOM ESTE ARTIGO ,,,,,,ESTOU FELIZ EM CONTAR COM COM UM CONTEÚDO RICO E IMPORTANTE PR NOSSAS ESCOLAS . OBRIGADA MAGDALENA

  2. Incrível fiz o download assim que vi os links disponíveis, amo Historia e amo Arqueologia principalmente sou fascinada com a historia do Egito.Obrigada!!

    1. Olá Pamela, tudo bom? O material realmente é incrível! UNESCO superou todas as expectativas com essa coletânea. Até mais.

  3. Fiquei muito feliz quando ao abrir meu facebook me deparei com este link. Baixei todo o conteúdo na hora. Parabéns a todos que através da UNESCO tiveram esta ideia maravilhoso e realizaram esse excelente trabalho.

  4. Parabéns por divulgar e disponibilizar esta obra. Vou baixar e iniciar a leitura…sei que aprenderei muitas coisas…Paz Profunda a todos.

    1. Olá Ronaldo, tudo bom? Foi uma grande obra realizada pela UNESCO e parceiros. Recomendo e muito a leitura. Até mais.

  5. Os meus mais sinceros parabêns pelo trabalho que estão a fazer, uma obra fundamental disponivel para todos, o meu muito OBRIGADO

  6. Estou apaixonada. Excelente material, difícil parar de ler e estou lendo no computador. Parabéns para toda a equipe.

    1. Olá Cláudio El-Jabel, tudo bom? De nada! Espero que o material ajude você em suas pesquisas. Até mais.

  7. TA QUEBRADO ESTE LINK, NÃO SAI NADA… SÓ DA ERRO – TOMARA QUE ARRUMEM, POIS ACHEI BEM INTERESSANTE!!!

    1. Olá Milton Pires de Deus, tudo bom? O link não está quebrado. Verifique sua conexão e tente novamente. Até mais.

        1. Olá Maria Edna, tudo bom? Os arquivos estão em .pdf e você precisa ter um leitor para isso. Os links estão todos funcionando. Até mais.

  8. Belíssima publicação! deveria ter mais…. acultura e a arte tem que ser pulverizada!

    1. Olá Antonio Fernando dos Anjos, tudo bom? Concordo! O mundo está precisando de mais cultura. Até mais.

  9. Espero q seja história da África em si, não só do Egito. Existem tantos reinos e povos que foram poderosíssimos em sua região, do qual ninguém(nem os professores de história, por sinal) ouvem ou ouviram falar…

  10. Já era tempo de reconhecer a importância histórica da África em nosso mundo ” Civilizado”. Quando professora de História sempre senti falta que um trabalho que abordasse diretamente o assunto. Só espero que tenha sido elaborado ” de dentro da África para fora”.Vou ler para conferir. Notícia muito boa.

    1. Olá Jacilene Paiva, tudo bom? Acredito que o reconhecimento iniciou em 2003 com a lei 10639/2003 que estabelece o ensino da História da África e da cultura afro-brasileira nos sistemas de ensino brasileiro. Entretanto, sabemos que na prática isso é pouco contemplado . Nós como professores precisamos estar levando mais informações aos nossos alunos, para que aos poucos esse quadro vá se transformando. Até mais.

  11. existe algum trabalho desse porte sobre a historia geral das Américas? se não, fica a dica!

    1. Olá Harles Lima, tudo bom? Eu desconheço. Mas caso não exista é uma grande dica. Até mais.

  12. Estou lendo a História Universal de Cesare Cantu. Esta História Geral da África é muito bem vinda. Obrigada.

    1. Olá, eu sei que é um comentário antigo, mas pode me dizer o que achou da História Universal de Cesare Cantu??? O que ele fala sobre a Revolução Francesa??? É um radical ou um moderado??? Desde já agradeço.

  13. Olá, simplesmente magnífico. Mas para quem tem certos problemas com a luz do computador, seria possível adquirir esses Artigos publicados? Obrigada! Fabí

    1. Olá Fabíola, tudo bom? Eu desconheço uma publicação impressa. Você pode baixar os arquivos e imprimi-los a medida em que você vai lendo. Até mais.

      1. Acredito que em Bibliotecas podem ter. Ao menos na Biblioteca do meu município que fica no interior da Paraíba temos esta publicação.

    2. Você pode também comprar um e-reader, ajuda muito nessa questão da luz, pois ele não emite nenhuma e gasta pouca bateria. Alguns tem luz opcional, mas o ponto é que você pode ler PDF’s na tela como se fossem livros comuns. Eu tenho um Positivo Alfa e gosto dele, mas acredito que há outros melhores, como o Kobo. O Kindle não parece ser bom, pois não aceita PDF e é cheio de propaganda. Enfim, é uma alternativa para a impressão.

      1. Olá Ivens desculpe-me,mas tenho um Kindle e do mais simples e só leio em pdf, pois não lê word, é preciso conversão. Muito bom, sem reflexo de luz.

    3. Olá de novo, Fabíola. Parece que já existe a versão impressa dos livros. O preço tá alto, entre 700 e quase 1000 reais, mas talvez baixe com o tempo. Pesquise no Google que você facilmente encontrará alguns sites que vendem.

  14. Um ótimo acervo . O Egito sempre me fascinou, tanto pela cultura quanto por ser povo e história de lutas e conquistas. Parabéns pelo artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo