A tumba da esposa de Tutankhamon pode aparecer em 2011..

O túmulo da esposa de Tut, uma pirâmide enterrada, a Grande Pirâmide de portas secretas, bem como o local final do repouso de Cleópatra e Marco Antônio: estas descobertas podem nos aguardar em 2011, segundo o Dr. Zahi Hawass, chefe do Conselho supremo de antiguidades do Egito.

Um pouco menos divulgado foi a sua procura de uma nova tumba no Vale dos Reis e uma pirâmide enterrada na área Dashur. “Pegamos as imagens de satélite sobre uma área em Dashur e pudemos ver que é uma pirâmide enterrada debaixo da terra. Agora nós estamos escavando esta pirâmide”, disse Hawass ao Discovery News.

Localizado cerca de 50 quilômetros ao sul da capital egípcia, Cairo, Dashur é o local de várias pirâmides. As mais conhecidos são a pirâmide de “Bent”, assim chamada por causa de sua parte superior inclinada, A pirâmide “Vermelha”, em homenagem ao calcário avermelhado da qual ela é construída, e a pirâmide “negra/preta” de Amenemhat III.


Zahi Hawass – Foto SCA



Hawass acredita que a pirâmide enterrada pode pertencer a um rei da 13º dinastia, entre (1782-1650 a.C), um período marcado pela rivalidade sobre o trono, com muitos reis a reinar por um curto tempo. “Nós não sabemos o nome do rei ainda. Há muitos reis desaparecidos na 13ª dinastia “, disse Hawass.

No presente momento, Hawass parece concentrar a maior parte de seus esforços no Vale dos Reis, onde ele espera escavar o túmulo KV64. De fato, 63 túmulos já foram descobertos desde que o vale foi mapeado no século 18, com 26 deles pertencentes a reis. “Nós encontramos algumas indicações de que este túmulo poderia ser para Ankhesenamun, a rainha de Tutankhamon”, disse Hawass.

Nascida como Ankhesenpaaten em meados de 1348 a.C, ela era a terceira filha do faraó Akhenaton e Nefertiti. Provavelmente ela mudou seu nome para Ankhesenamun quando ela se tornou a Grande Esposa Real de Tutankhamon, seu meio-irmão. “Espero que esta seja uma tumba intacta da rainha Ankhesenamun”, disse Hawass.


Fonte: http://news.discovery.com

avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.