Artigo: A saúde da mulher e a continuidade da família: Concepção e contracepção no papiro médico de Kahun.

Autor: COELHO, L. C. – Artigo: A preocupação constante com a saúde da mulher e com a continuidade da família fez com que os antigos egípcios criassem diversos métodos médicos que tinham a intenção de preservar a saúde feminina. Alguns destes procedimentos estão descritos em papiros, que datam dos diferentes períodos da história egípcia. Neste artigo  bordaremos tais prescrições por meio da análise do Papiro Médico de Kahun.

 

Documento: Parte da dissertação.

Nome Completo: Liliane Cristina Coelho¹.
Área do Conhecimento: História Antiga.

Download: Clique Aqui.

 

¹ Mestre e doutoranda em História Antiga pela Universidade Federal Fluminense, sob orientação do professor doutor Ciro Flamarion Cardoso. Atualmente desenvolve a pesquisa “Mudanças e Permanências no Uso do Espaço: a cidade de Tell el-Amarna e a questão do urbanismo no Egito antigo”, com auxílio do CNPq. Professora do Curso de Especialização em História Antiga e Medieval das Faculdades Itecne – Curitiba – PR.

 

* Todos os Artigos disponibilizados no site tiveram autorização de seus autores.

 

avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.