Antigo Egito

Autoridades egípcias descobrem tentativa de contrabando no Aeroporto do Cairo..

As autoridades egípcias prenderam um casal britânico que tentava contrabandear 19 artefatos originais datados de diferentes eras arqueológicas no Aeroporto Internacional do Cairo. Hassan Rasmi chefe da ASU (Unidade de Apreensões de Antiguidades), disse que entre os objetos apreendidos estão cinco Ushabtis (figuras funerárias do antigo Egito), feitos de argila e de faiança verde, sendo cada um com nove centímetros de altura.

 

 

Há também panelas de argila com formas de cabeça humana, lâmpadas do período tardio decoradas com amuletos alados e com a imagem da deusa Ísis, Ostracas (relevos inscritos em pedra), moedas greco-romanas de bronze, manuscritos copta e uma bíblia. Em colaboração com a polícia, os objetos foram apreendidos e transferidos para o Museu Egípcio do Cairo na Tahrir Square, onde serão submetidos a exames arqueológicos e a restaurações.

O Ministro de Antiguidades Mohamed Ibrahim disse a Ahram Online que entre os itens o que mais se destaca é um volume do século 16 da bíblia escrita em inglês. Ele acrescentou que quando a polícia prendeu o casal, a mulher bateu e quebrou três artefatos.

Fonte: http://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/35481/Heritage/Ancient-Egypt/Cairo-Airport-authorities-foil-smuggling-attempt.aspx

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo