Antigo Egito

Casa da era romana descoberta perto de Mit Rahina, Gizé

Uma missão arqueológica egípcia descobriu um edifício enorme com vários corredores e quatro entradas durante uma escavação realizada em Hod El-Demerdash, há 400 metros ao sul do Museu de Mit Rahina, em Gizé.

Ruínas do edifício. Cortesia: Ministério Egípcio de Antiguidades/AP.

Mostafa Waziri, secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades, disse que o edifício tem 16X14,5 metros e parece ter sido parte de um local residencial na região. A estrutura foi construída em tijolos de barro suportados por grandes blocos de calcário, e seus muros externos e a escadaria interna foram construídos em tijolos vermelhos.

Banho romano. Cortesia: Ministério Egípcio de Antiguidades/AP.

A missão descobriu também outro edifício anexado ao lado sudoeste da primeira estrutura, que abriga um grande banho romano e uma sala que deve ter sido usada para rituais religiosos.

Coluna. Cortesia: Ministério Egípcio de Antiguidades/AP.

Waziri acrescentou que encontrou no edifício uma coleção de recipientes para purificação e suportes para potes de oferendas decorados com imagens representando a cabeça do antigo deus egípcio Bes, “indicando a existência de espaços para adoração dentro das casas”.

Recipiente. Cortesia: Ministério Egípcio de Antiguidades/AP.
Pote. Cortesia: Ministério Egípcio de Antiguidades/AP.

Escavações e estudos continuarão a revelar qualquer outro dos segredos do edifício, disse Waziri.

 

Traduzido de:

EL-AREF, N. Roman-era home discovered near Giza’s Mit Rahina. Ahramonline, 25 Set. 2018. Disponível em: http://english.ahram.org.eg/News/312169.aspx

 

Para maiores informações:

Archaeologists discover ‘massive’ ancient building in Egypt. EveningExpress, 25 Set. 2018. Disponível em: https://www.eveningexpress.co.uk/news/world/archaeologists-discover-massive-ancient-building-in-egypt/. Acesso em: 26/09/18.

 

‘Massive’ Roman-Era Building Discovered In Egypt. The Archaeology News Network, 25 Set. 2018. Disponível em: https://archaeologynewsnetwork.blogspot.com/2018/09/massive-roman-era-building-discovered.html#vQOPsGVPkDBPbQs1.97. Acesso em: 26/09/18.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo