Antigo Egito

Catacumba tem milhões de cães mumificados..

Pelo menos oito milhões de animais, especialmente cachorros e chacais, foram encontrados mumificados em um conjunto de catacumbas sob o deserto no Egito. O elaborado labirinto de túneis que formam as Catacumbas de Anúbis é conhecido desde o século 19, porém só agora está sendo profundamente explorado.

Até agora, o projeto liderado por Paul Nicholson, da Universidade Cardiff, já descobriu milhões de ossadas de animais considerados sagrados e oferecidos a Anúbis, o deus da mumificação, responsável pelo caminho dos mortos ao submundo e que possuía corpo de homem e cabeça de chacal. Os ossos encontrados sugerem que os animais tinham apenas horas ou dias de vida quando foram mortos e mumificados. Os pesquisadores acreditam que, muito provavelmente, eles tenham sido criados aos milhares em fazendas especiais ao redor da antiga capital do Egito, Memphis.


Hendrikje Nouwens, um egiptólogo da Holanda, analisa um dos cachorros enterrados em um nicho especial da parede. Restos do caixão de madeira podem ser vistos. Foto: Dr. Paul Nicholson T.



Os achados indicam que a oferenda das múmias era vista como um ato pio, com o animal sendo um intermediário entre o doador e os deuses. A próxima etapa da pesquisa é fazer a datação do carbono para precisar a idade das ossadas e localizar, na história do Antigo Egito, quando exatamente essas catacumbas foram construídas.


Fonte: http://www.pasthorizons.com / http://info.abril.com.br

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Interessante blog sobre o Egipto, parabéns!

    Também adoro o Egipto Antigo, sou formada em História mas o Egipto exerce um grande fascínio sobre mim.

    Onde posso pesquisar mais sobre o caos primordial e o aparecimento da ordem cósmica, dos homens e dos animais, segundo a mitologia egípcia?

    Obrigada. Muitas felicidades na sua aventura pelo Egipto.

    Cecília.

    1. Olá Cecília, tudo bom? Sim, o antigo Egito exerce um fascínio muito grande. Há bons livros sobre a cosmogonia egípcia (no site temos uma introdução acerca do tema: https://antigoegito.org/?p=197). Eu recomendaria um livro em inglês: REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010. Espero ter ajudado, até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo