EgiptomaníacosImagens

Conhecendo o Egito: Estátua da dama Takushit…

As proporções corporais, o estilo, a postura, e o tipo de vestuário desta estatueta são iguais às da famosa estatueta em bronze do Museu Nacional de Atenas, da Senhora Takushit (c. 730 a.C.). Alberto Childe sugeriu que a estátua da coleção do Museu Nacional do Rio de Janeiro teria sido da mesma dama Takushit, daí a peça ter sido denominada como tal. Esta mulher tinha a função sacerdotal de “esposa divina do deus Amon”, para a qual eram escolhidas as jovens de descendência real, preferencialmente uma filha de Faraó. Essa era a função de maior destaque que uma mulher poderia exercer no sacerdócio egípcio, o que lhe valia também grande poder político. Materiais: Madeira, estuque, folhagem de ouro e pintura. Dimensões: 34,4 cm de altura. Procedência: Tebas.

 

Data: XXII/XXIII Dinastias, c. 730 a.C.

Fontes:

Museu Nacional/UFRJ. Arqueologia. Egito Antigo. http://www.museunacional.ufrj.br/dir/exposicoes/arqueologia/egito-antigo/arqegit002.html.

SESHAT. Estatueta da Dama “Takushit”. http://www.seshat.com.br/estatueta-da-dama-takushit/.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo