Nekhbet

NEKHBET:É a Deusa-abutre que era a protetora do alto Egito. Ela era retratada como um abutre com grandes asas e segurava o símbolo Shen (que representa o infinito) em suas garras ou como uma mulher com a coroa branca do alto Egito. Ela era da cidade de Nekheb no alto Egito e sua primeira aparição vem dos textos das pirâmides. Nessa época era considerada a deusa das mães e suas sacerdotisas recebiam o título de “mães”.


Representação de NekhBet



Nekhbet na grande maioria de suas representações está ao lado da protetora do baixo Egito a deusa Wadjet, simbolizando a unificação e o poder dos dois Egito. Ela protegia o nascimento dos reis e junto com Wadjet estavam retratadas nas coroas dos faraós para impedir qualquer mal que pudesse chegar ao faraó. Nekhbet aparece no papiro de Hu-nefer na cena do julgamento. No papiro é uma fusão de Hórus e Nekhbet e em cima da cena pode ser visto várias Wadjets formando o teto de onde Osíris está sentado.

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– BUDGE, Wallis. Osiris, The egyptian religion of resurrection. Publisher: University Books, 1961.

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.


Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo