Nut

NUT: É a Deusa que representava o céu. Ela era mostrada em forma de uma mulher em arco com o corpo todo estrelado formando o céu celeste e seu irmão GEB, deus da terra era mostrado na parte inferior ao seu corpo, simbolizando ambos o céu e a terra.

No meio dos dois estavam seu pai Shu, o Deus do ar, que nas representações separa ambos os irmãos. As vezes era mostrada em forma de vaca.



Representação de Nut, Em arco protetor sobre a terra e seus habitantes.



Nut estava associada ao deus sol Rá (Ré). Para os egípcios, a deusa era responsável por “comer” o deus sol todos os dias. Um de seus títulos era “A senhora de Heliópolis”, porque fazia parte da Enéade de Heliópolis que era dentre as cosmogonias egípcias a mais popular. Houve variações nos mitos e Nut aparece como mãe de Osíris, Ísis, Néftis e Seth e em outras versões aparece como esposa do deus sol Rá (Ré). Nos textos das pirâmides, Nut aparece como sendo uma divindade que protege o faraó.

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.

Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.