Antigo Egito

Egito desenterra parte de barco do antigo faraó Quéops…

Uma tábua de madeira possivelmente parte do barco de um antigo rei egípcio foi desenterrada próxima à Grande Pirâmide, em Gizé, disseram arqueólogos nesta quarta-feira (29). Acredita-se que o barco, que é a segunda embarcação de tal tipo a ser encontrada no local, tenha sido construído para o faraó Quéops, que comandou o Egito durante a quarta dinastia, há mais de 4.500 anos.

 

 

Descoberto inicialmente na década de 1980, especialistas dizem que até o momento descobriram 700 pedaços do barco no local e agora acreditam que desenterraram a maioria das partes. “Estamos celebrando a extração da maior tábua de madeira”, disse o principal supervisor do projeto, Mamdouh Taha, acrescentando que o pedaço de madeira tem 26 metros de comprimento. Arqueólogos e especialistas em conservação extraíram a peça de um poço a quase três metros de profundidade e a levaram para um centro de conservação, localizado próximo ao local da descoberta.

Arqueólogos egípcios e japoneses estão trabalhando no projeto com objetivo de restaurar todas as peças do barco e exibi-las no Grande Museu Egípcio, que será aberto no ano que vem.

 

Maiores informações: http://www.efe.com/efe/english/technology/egypt-opens-state-of-the-art-lab-to-restore-khufu-ship-near-giza-pyramids/50000267-3222696#

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/egito-desenterra-parte-de-barco-do-antigo-farao-queops.ghtml

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo