Antigo Egito

Estátuas egípcias roubadas foram recuperadas em 24 horas..

Em 24 horas a Polícia de Antiguidades e Turismo, em colaboração com as Forças da Polícia Militar, conseguiram recuperar as duas antigas estátuas egípcias roubadas ontem de um armazém na margem oeste de Luxor. As estátuas foram encontradas escondidas dentro da casa de Ahmed El Zot, o chefe de uma quadrilha armada, que é famoso por sua desonestidade. Três outros membros da quadrilha também estão sob custódia.

Mansour Boreik, supervisor de monumentos de Luxor, relata que na noite passada um grupo armado atacou o armazém da Missão Européia / escavação do templo egípcio de Amenhotep III. Os membros da gangue deram tiros anestésicos nos guardas e os amarraram, entraram no armazém com facilidade. Eles roubaram um busto da deusa Leoa Sekhmet, divindade da guerra e outra estátua de granito de um deus egípcio. Eles também quebraram vários ao mesmo tempo para fugir com a mercadoria.


Estátua recuperada em 24 horas depois do furto


Boreik disse que a polícia chegou ao local imediatamente e com investigações exaustivas conseguiram capturar o chefe da quadrilha e três outros membros. Enquanto isso, Mohamed Abdel Maqsoud, o diretor da administração central de antiguidades em Alexandria e do Baixo Egito, lança um apelo através da Ahram Online para o primeiro-ministro Essam Sharaf para nomear um ministro ou chefe do Departamento de Antiguidades, independentemente se a posição é um Ministro de Estado real ou de uma autoridade independente afiliada com o governo.

“As Antiguidades do Egito estão em grande perigo”, disse Abdel Maqsoud, acrescentando que “temos de proteger e salvaguardar-lo de saques e saqueadores.” Também os trabalhos administrativos, disse Abdel Maqsoud, foram interrompidos, considerando que não há um líder para tomar decisões sobre as antiguidades.


Fonte: http://english.ahram.org.eg

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo