Antigo Egito

Estela de Ramsés II descoberta no sítio de San Al-Hagar

Durante o trabalho executado no sítio arqueológico de San Al-Hagar, na província de Sharqiya, com intenções de tornar o sítio um museu a céu aberto, arqueólogos tropeçaram numa estela do faraó Ramsés II, da 19ª Dinastia.

Mostafa Waziri, secretário geral do Conselho Supremo de Antiguidades, disse ao Ahram Online que a estela foi esculpida em granito vermelho e retrata o rei Ramsés II apresentando oferendas a uma antiga deidade egípcia ainda não identificada.

Estela de granito vermelho de Ramsés II. Foto: Ministério de Antiguidades.

Ele disse que apesar de várias missões estrangeiras terem trabalhado no sítio, o mesmo nunca foi completamente escavado e foi negligenciado.

“Essa descoberta encoraja o Ministério de Antiguidades a começar um projeto de desenvolvimento abrangente no sítio a fim de resgatar seus monumentos e transformá-lo num museu a céu aberto”, Waziri acrescentou.

San Al-Hagar é um sítio arqueológico muito distinto que abriga uma vasta coleção de templos, dentre os quais alguns dedicados à deusa Mut, ao deus Hórus e ao deus Amon.

Waziri examinando a estela. Foto: Ministério de Antiguidades.

Várias missões estrangeiras trabalharam no sítio desde meados do século XIX, dentre as quais a missão francesa.

Waadalla Abul Ela, chefe do setor de projetos do ministério, explicou que um projeto iniciado há um mês atrás objetiva criar uma coleção numa mastaba de concreto para os blocos monumentais, estátuas e estelas que estavam colocadas no chão do templo.

Fonte:

EL-AREF, Nevine. Ramses II stelae uncovered at San Al-Hagar. Ahram online. 13 Jan. 2018. Disponível em: http://english.ahram.org.eg/News/288037.aspx. Acesso em: 19/02/18.

Indicação bibliográfica:

SANCHEZ, José Luis (Dir.). Ramsés II. Barcelona: Folio, 2007. (Biblioteca Egito, N.4)

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo