Antigo Egito

Manetho ou Maneton

Manetho, ou Maneton, foi um sacerdote egípcio que viveu durante a era ptolomeica. Ele é o autor de Aegyptiaca, uma história do Antigo Egito, uma obra que não chegou intacta até nós. Manetho sabia ler e escrever os Hieróglifos, mas fez toda sua obra em Grego.

Ele nasceu em Sebenitos, que foi a capital do antigo Egito durante a trigésima dinastia. “Aegyptiaca, uma história do Antigo Egito“, foi a obra mais importante de Manetho, escrita a pedido de Ptolomeu I, por isso foi escrita em grego.

Aegyptiaca

A obra é utilizada até hoje por estudiosos, já que Manetho dividiu os Faraós do Egito em dinastias. Ele organizou a ordem cronológica dos governantes para que Ptolomeu pudesse compreender um pouco mais sobre a história egípcia. Alguns estudiosos cristãos, como Africanus (220 d.C.) e Eusebius (320 d.C.) registraram parte dos textos de Manetho, dando assim continuidade a seus textos e propagando boa parte de sua obra, que serve de importante base para os dias atuais.

Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.

Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito? Clique aqui.

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– SHAW, Ian. The Oxford Illustrated History of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2000.


Sites / Referências:

http://www.und.edu/instruct/cjacobs/Manetho.html

– http://www.britishmuseum.org/

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Olá, Bom Dia! Quero Dar-lhe os parabéns! pelo conteúdo do site que, ao meu ver é riquíssimo em todos os aspectos gosto de história antiga principalmente da era pre diluviana , foi muito proveitoso fazer uma pequena pesquisa aqui sou grato pela disponibilidade. Abraço…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo