Antigo Egito

Manifestantes egípcios incendeiam biblioteca com rara coleção de manuscritos

O Egito perdeu este fim de semana documentos e mapas históricos com mais de 200 anos num incêndio causado quando se registaram confrontos no Cairo entre as forças de segurança e os manifestantes anti-Exército. Entre os manuscritos perdidos estava a cópia original da “Description de L’Egypte”, uma colecção feita por encomenda de Napoleão durante a sua expedição ao Egito, anunciaram no domingo as autoridades.

Segundo a CNN, o incêndio no edifício histórico do Instituto Científico Egípcio, que abriga a biblioteca que continha mais de 200 mil livros e documentos, na sua maioria científicos, terá sido causado por um cocktail molotov atirado pelos manifestantes. O incêndio, que esteve descontrolado algumas horas, deflagrou nos andares mais baixos do edifício, tendo depressa alastrado aos superiores. De toda a colecção do museu, apenas foram retirados intactos do fogo cerca de 30 mil livros. Tudo o resto, desapareceu com as chamas, anunciou Zein Abdel-Hadi, responsável pelas bibliotecas e os arquivos egípcios.

Depois do incêndio foram encontrados vários manuscritos espalhados pelo chão (Foto: Reuters)



“Perderam-se mapas e manuscritos históricos insubstituíveis que foram preservados durante muitas gerações”, disse em comunicado, citado pela CNN, o primeiro-ministro egípcio, Kamal Ganzouri, destacando a perda da “Description de L’Egypte” (“Descrição do Egito”). “O Egito perdeu um tesouro nacional raro na história”, disse. A “Description de L’Egypte” é uma obra composta por 24 volumes e que conta com o trabalho de 160 investigadores que acompanharam Napoleão Bonaparte na sua expedição ao Egito entre 1798 e 1801. Como o próprio nome indica, nestes livros agora perdidos estava reunida, através de documentos, mapas e artigos, toda a descrição do Egito, desde a identificação dos monumentos à descrição da fauna e flora do país, passando pelos hábitos, agricultura e comércio dos seus habitantes. Características que tornaram a colecção única no país e numa das mais importantes e valiosas do século XIX.

O ministro egípcio da Cultura, Abdel Hamid, considerou o incêndio uma “catástrofe para a ciência” e fez saber que vai formar um comité de especialistas que fique responsável pelo restauro dos livros e manuscritos, “assim que as condições de segurança o permitam”. O Instituto Científico Egípcio é considerado o instituto científico mais antigo do Egito. Fundado por Napoleão em 1798 durante a invasão francesa no Cairo, o instituto foi criado com a missão de desenvolver e apoiar a investigação de qualidade em diferentes ramos, da biologia à matemática, até à arqueologia.

Fonte: http://www.publico.pt/Cultura/manifestacoes-no-egipto-incendeiam-biblioteca-com-rara-coleccao-de-manuscritos-1525643

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo