Minissérie “O rei Tut” estreiará no canal History em 7 de Novembro

O canal History exibirá nos dias 7, 8 e 9 de Novembro, sempre às 22:00, a minissérie “O rei Tut“. Trata-se de uma série épica que narra parte da trajetória do jovem herdeiro do trono do Egito, Tutancâmon, que governou durante a XVIII dinastia, entre 1332 e 1323 a.C. Tut, como tem sido chamado, tinha entre 9 e 10 anos quando tornou-se faraó, e sem dúvidas o auxílio do vizir Ay e do general Horemheb foram essenciais para a administração do “faraó menino”.

A descoberta do túmulo intocado do faraó no Vale dos reis em 1922, pela equipe de Howard Carter, é ainda hoje considerada um dos mais importantes achados da arqueologia contemporânea. Estátuas, um trono, roupas, joias, uma belíssima máscara mortuária, a múmia de Tut, um possível assassinato e uma maldição – tudo isso contribuiu enormemente para a fama póstuma desse governante.

Essa série especial narra a história da ascensão de Tut ao poder e sua luta para guiar o Egito à glória, enquanto seus conselheiros, amigos e amantes tramam por seus próprios interesses nefastos. ‘O rei Tut’ abre uma janela fascinante para um mundo repleto de romance, batalhas épicas, armações políticas, conspiração, ciúmes, e mesmo assassinato – provando que o mundo dele não era assim tão diferente do nosso – e que seu reinado como o mais jovem rei egípcio foi um drama da vida-real por eras” (D. Schwarz para o IMDb).

 

O jovem Tut carregando o mangual e o flagelo, símbolos do poder real.

Foto: Spike TV (Divulgação).

 

Dirigida por David Von Ancken, diretor de séries como “Code black”, “The following”, “Californication” e “O mentalista”, com produção da Muse Entertainment Enterprises e distribuição original pela Spike TV, a série foi exibida originalmente em 19 de Julho de 2015 no EUA. No elenco, Avan Jogia como Tutâncamon, Bem Kingsley como Ay, Nonso Anozie como Horemheb, Sibylla Deen como Ankhe, Peter Gadiot como Ka, Kylie Bunbury como Suhad, Iddo Goldberg como Lagus e Alexander Siddig como Amun.

A minissérie já ganhou lançamento nos formatos de DVD (3 discos) e Blu-Ray (2 discos) pela Paramount em Agosto de 2015 (áudio e legenda em inglês).

Resta-nos apenas aguardar para a grande estreia de Sábado…

 

 

Fontes:

http://www.imdb.com/title/tt3214310/

http://seuhistory.com/programas/o-rei-tut

http://www.spike.com/shows/tut

 

Indicação bibliográfica:

BRIER, Bob. O assassinato de Tutancâmon. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

JAMES, T.G.Henry. Tutancâmon. Barcelona: Editora Folio, 2005. (Biblioteca Egito, N.1)

avatar

Sobre Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em Ciências da Religião pela PUC/SP- Faculdades de Ciências Sociais - COGEAE. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.