Múmias são danificadas no sítio arqueológico em Fayoum..

Escavações no sítio arqueológico Lahoun em Fayoum foram interrompidas devido à negligência das escavadoras. A Comissão Permanente de Antiguidades egípcias decidiu hoje interromper todos os trabalhos de escavações a serem realizadas pela missão egípcia no sítio arqueológico.

A comissão também aprovou a decisão tomada pela missão arqueológica que foi enviada no início de março para inspecionar as obras de escavações a serem realizada em Lahoun e nos artefatos descobertos por lá. A missão arqueológica foi enviada a pedido de Zahi Hawass, que era então ministro de Estado para Assuntos de antiguidades, e constatou que o local foi sujeito a deterioração.

Uma coleção de múmias egípcias antigas descobertas no local foram danificadas devido a negligência, enquanto sarcófagos de argila foram deixados na areia, sem qualquer proteção ou restauração, o que levou à sua deterioração.

Mohamed Ismail, supervisor da comissão permanente, disse que todos os procedimentos legais devem ser tomados contra quem é responsável pelos danos. Ele disse que a comissão permanente também concordou em aumentar o número de visitas realizadas por suas missões arqueológicas, a fim de vistoriar sítios arqueológicos em escavação, por missões egípcias ou estrangeiras.


Fonte: http://english.ahram.org.eg

Tags:
avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.