Antigo Egito

Museu Imperial disponibiliza para download acervo da família imperial..

O Museu Imperial de Petrópolis está disponibilizando para download o acervo da família imperial.

Segundo o site do projeto:

Coleção Família Imperial é composta por 76 itens, dos quais 37 fazem parte do acervo museológico e 39 do acervo bibliográfico. No conjunto de peças museológicas que formam esta coleção constam todas as doações e vendas de objetos históricos ao Museu Imperial, realizadas por meio de catorze processos abertos de 1948 a 2005, pelos membros da família imperial d. João de Orleans e Bragança, d. Pedro de Orleans e Bragança, d. Pedro Henrique de Orleans e Bragança, d. Teresa Cristina de Saxe Coburgo e Bragança, d. Cristiana Bourbon de Orleans e Bragança e d. Sylvia Amélia Hungria Machado de Orleans e Bragança. No que tange ao acervo de obras raras (bibliográfico), este foi formado a partir de uma venda realizada por Cícero Rodrigues de Carvalho, em 1962, de livros provenientes da biblioteca do Castelo d’Eu. (http://187.16.250.90:10358/handle/acervo/81)


No site há o download do Guia das Colleções de Archeologia Classica de 1919 – autoria do Museu Nacional do Rio de Janeiro – que dedica uma parte para os estudos do antigo Egito.


Download: Guia das Colleções de Archeologia Classica – 1919

Site da coleção: http://187.16.250.90:10358/handle/acervo/81


Entre o acervo você encontra relatos de correspondentes que enviavam cartas do Egito para as revistas da época.

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo