Antigo Egito

Museu Metropolitan de Nova Iorque devolve caixão egípcio roubado

Autoridades dos EU retornaram um caixão roubado ao Egito, dois anos depois dele ter sido adquirido pelo Metropolitan Museum of Art da cidade de Nova Iorque.

O caixão de 2100 anos de idade de um sacerdote chamado Nedjemankh foi exposto numa exibição que abrigava artefatos do Egito.

A antiguidade roubada foi vendida ao museu através de uma rede mundial de tráfico de arte, que usou documentos fraudulentos, disseram os oficiais.

O caixão dourado foi saqueado e contrabandeado para fora do Egito em 2011.

“Até agora nossa investigação determinou que o caixão é apenas um de centenas de antiguidades roubadas pelo mesmo círculo de tráfico multinacional”, disse o procurador do distrito de Manhattan, Cyrus Vance, citado pela agência de notícias Reuteurs, numa cerimônia de repatriação em Nova Iorque na quarta-feira, acrescentando que pode haver mais confiscos semelhantes.

Ministro egípcio Sameh Hassan Shoukry e Cyrus Vance Jr. se cumprimentam e posam para foto perto do sarcófago. Foto Matthew McDermott.

O caixão, que data de cerca do século I d.C., foi comprado pelo prestigiado museu por $ 4 milhões (£ 3.2 milhões) de um negociante de arte parisiense.

Foi enviado primeiro à Alemanha, onde foi restaurado antes de ser transportado para a França.

Foi dado ao museu uma licença de exportação de 1971 forjada, dentre outros falsos documentos, promotores disseram à mídia local dos EU.

Oficiais disseram que o grande e ornamentado caixão ficou enterrado no interior da região de Minya por 2000 anos, antes de ser roubado em 2011.

“Não é apenas pela herança egípcia, mas é pela herança humana comum”, disse o Ministro dos Assuntos Exteriores egípcio Sameh Hassan Shoukry, citado pela Reuters.

Em seguida, será exibido no Egito em 2020.

Traduzido de:

New York Met museum returns stolen ancient Egyptian coffin. BBC News, 26 Set. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-middle-east-49837860. Acesso em: 27/09/19.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo