Nova lista vermelha de artefatos egípcios é divulgada..

O conselho internacional de museus publicou uma lista de artefatos que podem aparecer ilegalmente em leilões de objetos egípcios. A lista encoraja museus, casas de leilões, comerciantes de arte e apaixonados por esse tipo de comércio a não obter itens sem ter o cuidado de verificar sua procedência juntamente com toda a documentação legal. Ela está disponível em inglês e árabe no formato PDF clicando aqui.


Lista vermelha dos objetos em risco da cultura egípcia – http://icom.museum/



A lista não mostra itens específicos que sejam conhecidos como estando em falta, mas identifica artefatos que podem ser negociados ilegalmente. Conta ainda com imagens bem claras e pequenas descrições acerca do artefato. Mesmo por enquanto estando apenas em inglês e árabe, a lista é de fácil entendimento já que a arte da lista foi muito bem elaborada. Versões anteriores  já tinha sido divulgada em 2000, 2003, 2006, 2007, 2009, 2010 e 2011.

Referências: http://www.kv64.info – http://icom.museum

avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.