Antigo Egito

Novo chefe de antiguidades, novo plano e manifestantes satisfeitos..

Hoje, em seu primeiro dia no cargo, o recém-nomeado secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades (SCA), Mostafa Amine se reuniu com manifestantes acampados em frente do edifício do SCA por quatro dias. Amine disse ao Ahram Online que os manifestantes concordavam com o primeiro-ministro Essam Sharaf em resolver imediatamente os problemas e nomear todos os funcionários temporários que passaram mais de três anos trabalhando no SCA.

Como primeiro passo, segundo ele, 4.065 trabalhadores temporários serão imediatamente nomeados e isso seguirá ao longo do tempo com quase 12 mil funcionários temporários que terão empregos permanentes. Os manifestantes foram convencidos e prometeram acabar com o protesto. Mas e quanto aos recém-licenciados? Amine respondeu que por enquanto é impossível contratar recém-formados “Nós temos que nomear o pessoal temporário em primeiro lugar, eles têm prioridade”.

 

Mostafa Amine – Novo Chefe de Antiguidades

 

Amine disse que o atraso na nomeação do pessoal temporário não é culpa do ex secretário-geral do SCA, mas sim, culpa do governo anterior. Mesmo os 4.065 funcionários temporários que o ex-ministro de Antiguidades Zahi Hawass havia aprovado não foram nomeados, devido à relutância do governo em meio a temores de que outros ministérios iriam pedir a nomeação de seus funcionários temporários.

Amine também se reuniu com funcionários do SCA e ouviu suas queixas. Ele informou-os sobre os detalhes de seu encontro com Sharaf em uma tentativa de abrir uma nova relação com eles e outros funcionários. Questionado sobre o destino dos monumentos antigos do Egito durante o seu mandato, dada a sua especialidade em monumentos islâmicos e coptas, Amine garantiu que sua especialidade não seria um obstáculo para cuidar dos antigos monumentos egípcios. “Meu dever é preservar antiguidades do Egito, seja islâmico, copta, judeus e faraónico” disse ele.

Ainda afirmou que ele quer um tempo para reorganizar o SCA e os seus trabalhos administrativos e arqueológicos, mas ele promete completar os megas projetos do SCA, tais como o Grande Museu Egípcio (GEM) com vista para o planalto de Gizé, o Museu Nacional da civilização egípcia (NMEC), entre outros. Disse também que suas primeiras decisões como secretário-geral do SCA foram de nomear o ex-secretário-geral Mohamed Abdel Fatah como o chefe do comitê do NMEC e Adel Abdel Satar para chefiar o departamento de antiguidades islâmicas e coptas. Amine foi ex-chefe desse departamento.



Fonte: http://english.ahram.org.eg/~/NewsContent/9/40/23109/Heritage/Ancient-Egypt/New-antiquities-head,-new-plan,-protestors-satisfi.aspx

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo