Antigo Egito

O arqueólogo do Egito será enterrado com o Faraó?

Dan Murphy em seus relatórios fala sobre a queda de Hosni Mubarak e o que isso vai significar para a seu egiptólogo favorito, o internacionalmente onipresente Zahi Hawass. Hawass imprudentemente aceitou um cargo no gabinete de Mubarak na semana passada. Alguém poderia pensar que essa atitude foi uma grande jogada, mas com a queda isso não se mostra muito eficiente.

Sr. Hawass, que foi nomeado ao Conselho supremo de antigüidades do Egito em 2002, é o porta voz da egiptologia, a National Geographic que é um polo lucrativo desde 2001, cuja origem no Egito foi, pelo menos, parcialmente financiada por Suzanne Mubarak, esposa do líder deposto. Com seu chapéu de Indiana Jones e inspirados sobre os “mistérios do antigo Egito”, ele se tornou uma espécie de estrela global na última década.


Zahi Hawass – Recém promovido a ministro na gestão mubarak


E hoje, ele foi cercado por algumas centenas de empregados do Conselho e arqueólogos diplomados desempregados, exigindo melhores salários e empregos. Hawass, exerce um controle rígido sobre o acesso aos monumentos do Egito (Eu conheci um arqueólogo estrangeiro ao longo dos anos que alegou que ele se recusou a emitir licenças, porque suas teorias não enquadravam com as dele) é um lembrete do quanto o antigo regime permanece depois da derrubada de Mubarak.

Para os homens que alugam camelos para os turistas e executam serviços de guia para os estrangeiros sem licença no planalto de Gizé, ele é uma figura odiada e as razões são simples. Cerca de 8 anos, Hawass havia colocado cercas em torno das pirâmides (e os mais velhos conjunto de pirâmides ao longo do sul do Nilo em Saqqara), que restringiu o acesso a esses sítios, tornou mais fácil para a polícia turística extrair subornos em troca de permissão.

“Esse homem seria feliz de ver uma família passar fome, se pudesse salvar uma múmia”, diz Ali Ibrahim, “Nós temos vivido aqui há gerações, e ele pegou o dinheiro dos nossos bolsos.”


Fonte: http://blog.foreignpolicy.com

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo