Antigo Egito

OFICIAL – Zahi Hawass renuncia ao cargo..

O arqueólogo mais conhecido do Egito, Zahi Hawass, pediu na sexta-feira demissão do cargo de ministro de Antiguidades e afirmou que aumentaram os saques a sítios arqueológicos do país desde a queda do ditador Hosni Mubarak, em 11 de fevereiro. Segundo o especialista, mais de 20 sítios arqueológicos em todo o país foram saqueados desde a saída do ditador. Hawass exortou os jovens ativistas a ajudar na preservação desse patrimônio.

Como já tinha sido levantada a hipótese por algumas fontes e noticiada em língua portuguesa pelo site: ArqueologiaEgipcia.com.br o rumor se confirmou e Zahi Hawass está fora do ministério.

Veja uma entrevista realizada que foi postada em seu site oficial.


Q: Dr. Hawass, durante muitos anos você tem sido a imagem da egiptologia moderna. Por que você está se demitindo?

R: “Estou saindo por uma variedade de razões importantes. A primeira razão é que, durante a Revolução de 25 de janeiro, o exército egípcio protegeu sitios e toda nossa herança no Museu Egípcio, no Cairo. No entanto, nos últimos 10 dias, o exército deixou esses lugares porque tem outras tarefas para fazer. O grupo agora responsável pela proteção desses locais é a Polícia de Turismo, mas não há Polícia Turística para fazer isso. Portanto, o que acontece? criminosos egípcios, os ladrões (você sabe, em toda revolução pessoas ruins sempre aparecem …), começara a destruir túmulos. Eles danificaram o túmulo de ka-Hetep em Saqqara, a tumba de Petah-Shepses em Abu Sir e o túmulo de uma pessoa chamada Em-pi em Gizé. Eles atacaram um compartimento de armazenamento em Saqqara, e nós não sabemos ainda como muitos artefatos foram perdidos; abriram dois compartimentos de armazenamento de Gizé, um túmulo datado da 19ª dinastia o único no Delta de fato e uma loja na El-Qantara Oriente foi arrombada e saqueada. As pessoas começaram a construir casas para escavar a noite, em todos os lugares, colocando património de todo o país em risco. Eu tive que escrever um relatório e enviei para o diretor da UNESCO. É por isso que na reunião do gabinete egípcio ontem eu tinha o meu discurso preparado e já disse: “Eu não posso ficar no Egito e ver as antiguidades sendo roubada quando eu não posso fazer nada para impedir” Esta situação não é para mim! Eu sempre lutei para voltar artefatos roubados do Egito.

A segunda razão é que existem dois bandidos no Departamento de Antiguidades, que me acusaram de roubar antiguidades e fazer outras coisas ilegais todo o tempo. Uma terceira pessoa começou a dizer coisas semelhantes, um professor universitário que era o diretor de Antiguidades de quase seis anos antes de mim, que nunca conquistou nada na época. Como um homem corrupto, que ele mesmo deu a sua permissão, assinado com uma senhora rica de outro país árabe para levar os manuscritos do Egito! Estas três pessoas encorajavam jovens egípcios para protestar contra mim, pessoalmente, dizendo que eles precisavam de emprego. Infelizmente, não posso dar um trabalho para todos, mas eu estava tentando encontrar fundos para fornecer cerca de 2000 postos para recém formados. Em resposta aos rumores horrível que eu estou roubando antiguidades. Como pode ser isso? Como poderia um homem que deu sua vida para proteger e promover antiguidades, depois ser acusado de roubá-los? Por causa de todas estas coisas, acredito que se eu ficar na minha posição por mais seis meses, eu nunca vou ser capaz de proteger as antiguidades que eu amo e nunca vou ser capaz de trabalhar durante esta bagunça. Toda a minha vida, eu tenho escavado, descobrindo, escrevendo livros e dando palestras em todo o mundo. Meu trabalho é responsável por trazer muitos turistas para o Egito, o que ajuda a nossa economia. Mas agora eu não posso fazer isso! Por isso, decidi renunciar.”


Q: Sua decisão poderia ter um impacto muito negativo sobre o turismo no Egito e na imagem do Egito pós-revolucionário…

R: “Eu sei. Concordo com você, mas o que posso fazer? Eu não posso trabalhar durante essa bagunça. Antigüidades são minha vida. Eu não consigo ver nada com essa confusão na minha frente. Eu não posso trabalhar com essas pessoas desonestas tentando dizer que todos não são honestos. Eu estava escrevendo um artigo antes de você chegar a uma situação semelhante a esta que aconteceu há 4000 no Egito. Um bom homem, seu nome era Ipuwer, diz-nos sobre um papiro que viu quando ele tomou um olhar para o estado do país. Ele descreve o caos – como os pobres se tornaram ricos e ricos se tornaram pobre. A senhora que tinha um espelho antes, agora não conseguia encontrar o espelho. Ela olha para o rosto na água. As pessoas roubaram as pirâmides, eles roubaram tudo. Isso é o que está acontecendo agora também! É algo que eu não posso parar! Eu não posso trabalhar se não houver disciplina e honestidade, mas pessoas desonestas começaram a aparecer e atacar as pessoas honestas. Eu posso ficar contra eles, se as antigüidades estiverem seguras, mas no momento elas não são antigüidades seguras! ”


Q: Quais são as condições sob as quais você voltaria para liderar o Ministério de Antiguidades?

A: “Eu voltarei, se houver estabilidade nos sitios e se houver policiais, como era antes, para proteger os locais, mas agora as pessoas vêm a eles com armas. Eles ficam na frente das pessoas e fogem, porque eles não estão armados. No passado, a polícia se recusou a ter armas. Portanto, todos os dias, de manhã, estou à espera de notícias. O que foi roubado hoje? O que foi roubado hoje? Já que não posso parar isto, não posso voltar.


Q: Recentemente, você lançou um apelo urgente para os egípcios jovens que participaram da revolução protegerem os locais. Qual foi a razão por trás disso?

R: “Foi maravilhoso. Isso é algo que realmente todos devem saber. No sábado, dia 29 de janeiro, fui para Tahrir Square, às nove da manhã. Andei entre os jovens de lá. Eles vieram para mim e explicaram como eles se colocaram na frente do Museu Egípcio para protegê-lo. Quando eu olhei dentro, vi que todas as obras-primas da coleção do Museu ainda estavam lá. É por isso que inicialmente anunciei que o museu estava seguro. Infelizmente, depois descobrimos que 18 objetos foram roubados e 70 foram danificados, mas o relatório final ainda está em preparação e nós saberemos o resultado em breve. O diretor do Museu disse-me que existem artefatos mais ausente, mas nenhum são peças importantes. Graças a Deus, alguém encontrou uma estátua de Akhenaton dando uma oferta perto de uma lata de lixo em Tahrir Square, e ele retornou. O Museu Egípcio é aberto novamente agora. Eu gostaria que as pessoas viessem até ele para ver que ele é seguro. Eu também tenho discutido com pessoas que estão agora a me dizer: “Como você pode pedir que o busto de Nefertiti seja devolvido ao Egito, se o seu próprio povo está roubando e danificando os monumentos?”. Eu digo que se o que aconteceu no Egito, com a força policial abandonando as ruas durante duas noites, tivesse acontecido em Roma, por exemplo, Roma também seria roubada, completamente. Seus museus teriam sido roubados também. Graças a Deus, tudo o que aconteceu naquele dia aqui não foi tão ruim assim.”


Q: Francamente, o Dr. Hawass, está incentivando os turistas a voltar ao Cairo e aos sítios arqueológicos, ou isso ainda não é seguro?

A: “Honestamente, eu tenho que lhe dizer que se os ministros do Turismo e do Interior fizeram uma declaração para tentar devolver o poder da polícia nas ruas, os turistas poderão vir a visitar o Egito novamente. Até agora, porém, eles não fizeram isso. Isto significa que os visitantes do exterior terão de esperar até que os policiais estejam em cada sítio arqueológico para garantir a segurança. ”


Q: Até aquele momento, isso não era seguro?

R: “Eu posso dizer isso, sim.


Fonte: www.drhawass.com

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo