Antigo Egito

Parceria com a Itália, proporciona centro de visitantes em Fayoum..

O Ministro de Estado para Assuntos de Antiguidades, Zahi Hawass, e o Embaixador da Itália para o Egito Claudio Pacifico estarão comemorando o fim da segunda fase do Projeto de Desenvolvimento de Madi Madinet em Fayoum, com a abertura do seu centro de visitantes, domingo.

Este projeto é parte de um plano de desenvolvimento mais amplo chamado de Apoio Institucional ao Conselho Supremo de Antiguidades de Monitoramento Ambiental e Gestão do património cultural (ISSEMM), que começou em 2005. Isso foi possível graças a uma doação generosa de € 3.500.000 do Ministério das Relações Exteriores da Itália.


Sítio arqueológico Madinet Madi


Madinet Madi é um dos mais importantes sítios arqueológicos na região de Fayoum. Foi fundada durante o reinado de Amenemhat III (1981-1952 a.C) e Amenemhat IV (1814-1805 a.C) da 12ª Dinastia (1981-1802 a.C). Ele contém as ruínas do único templo do Reino Médio (2030-1802 a.C), no Egito. Este templo foi dedicado à deusa com cabeça de cobra, Renenutet, e ao deus com cabeça de crocodilo, Sobek de Scedet, deus patrono da região e sua capital, Scedet. Durante o período ptolomaico (332-30 a.C), o templo foi ampliado e aprimorado na cidade.

Desde 1978, a Universidade de Pisa tem realizado trabalhos de pesquisa em Medinet Madi. Dez igrejas coptas que datam dos séculos quinto-sétimo d.C foram descobertas, assim como um templo ptolomaico dedicado a dois crocodilos, que incorporam uma estrutura única com abóbada de berço utilizado para a incubação de ovos de crocodilo, e um campo de época romana fortificada que remonta ao reinado de Diocleciano (284-305 d.C). Em 2004, com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Itália, a universidade restaurou blocos tendo quatro hinos à deusa Ísis, escritos em grego antigo.


Novo projeto em parceria com a Itália


Este novo projeto de desenvolvimento visa preservar os monumentos da cidade de Madi e torná-la um destino turístico mais amigável. Até agora, o projeto conseguiu abrir o sítio arqueológico de areia intrusiva e restaurar os seus monumentos. Um abrangente levantamento arqueológico e mapeamento do local também tem sido realizados, como a construção de um centro de visitantes “eco-lodge”.

Hawass anunciou o projeto como um exemplo bem sucedido de cooperação entre o Egito e a Itália. O sítio de Medinet Madi e seu programa de desenvolvimento são um modelo para a integração bem sucedida de um sítio arqueológico no seu protetorado, neste caso, o protetorado nas proximidades de Wadi El-Rayan.


Fonte: http://english.ahram.org.eg

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo