Antigo Egito

Relevo de Amenhotep I recuperado de Londres

A missão do Ministério de Antiguidades para recuperar antiguidades roubadas e contrabandeadas ilegalmente assistiu com sucesso a repatriação de um relevo com o cartucho do rei Amenhotep I.

Shabaan Abdel Gawad, Supervisor Geral de Antiguidades do departamento de repatriação, explicou ao Ahram Online que o relevo foi reconhecido por um arqueólogo estrangeiro há alguns meses atrás, quando o item foi posto à venda numa casa de leilões em Londres.

Relevo com o cartucho real. Cortesia: Ministério de Antiguidades, Egito.

Gawad disse que o arqueólogo percebeu que o relevo é o mesmo que foi roubado em 1988 do museu a céu aberto no Complexo de Templos de Karnak, em Luxor, já que o relevo foi gravado em calcário e tem uma inscrição do nome do rei Amenhotep I.

O arqueólogo prontamente repostou o incidente ao Ministério de Antiguidades. O ministério então tomou todos os procedimentos diplomáticos necessários e legais para pôr fim à venda do relevo e então devolvê-lo ao Egito.

O relevo, disse Abdel Gawad, foi entregue à embaixada egípcia em Londres ontem (20/09/18) e será preparado para o retorno ao lar dentro de alguns dias.

 

Traduzido de:

EL-AREF, N. A relief of king Amenhotep I recovered from London. Ahram online. 21 Set. 2018. Disponível em: http://english.ahram.org.eg/News/311942.aspx. Acesso em: 22/09/18.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo