Antigo Egito

Terceira fase de construção do Grande Museu Egípcio iniciou ontem..

O Ministro do Estado egípcio para antiguidades, Mohamed Ibrahim iniciou o lançamento da terceira fase de construção do planejado Grande Museu Egípcio (GEM) na terça-feira. A terceira fase inclui a construção do edifício principal do GEM, no qual cerca de 150 mil artefatos serão expostos. A construção do GEM começou no início de 2005 e tem vista para o planalto de Gizé. O museu foi projetado por um designer japonês que ganhou uma licitação de construção em 2002.

O edifício foi projetado para se parecer com um triângulo, com o norte do edifício e as paredes sul alinhadas diretamente com a grande pirâmide de Quéops e Miquerinos. A grande praça, repleta de palmeiras, será localizada na parte frontal do edifício. Uma das principais características do museu é a parede de pedra translúcida, talhada em alabastro, que compõe a fachada do edifício. Dentro da entrada principal tem um grande átrio, onde grandes estátuas serão exibidas, incluindo uma famosa estátua de Ramsés II transferida do centro do Cairo em 2005.

 

Projeção de acabamento do Grande Museu Egípcio – Acessado: http://www.arup.com/Projects/Grand_Egyptian_Museum/overview_1.aspx

 

Em 2007, o Egito garantiu um empréstimo de 300 milhões de dólares para o projeto, vindo de um Banco do Japão para Cooperação Internacional. O governo egípcio vai pagar 147 milhões de dólares destes, enquanto os 150 milhões restantes serão financiados através de doações de organizações internacionais. Laboratórios do museu e armazéns já foram construídos e equipados com modernos equipamentos.


Fonte: http://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/30747/Heritage/Ancient-Egypt/rd-construction-phase-of-Grand-Museum-to-begin-Tue.aspx

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo