Maat
MAAT: É a deusa da verdade, justiça e da ordem divina. Maat sempre foi uma força imutável e fazia com que os egípcios acreditassem que ela regia os fenômenos da natureza.
As primeiras aparições da deusa vem dos textos das pirâmides, onde ela é representada como uma mulher que tem na cabeça uma pena (que é o Hieróglifo para a verdade). O templo dedicado a Maat está no complexo de Karnak e estudiosos tem evidências que existiam outros em Deir el-Medina e Mênfis.
Maat também tinha um importante papel na hora de decidir se o morto entraria no submundo ou não. Para o morto alcançar o submundo, ele precisava fazer a chamada “confissão negativa” que era uma lista das coisas que o mesmo teria evitado de fazer em vida. Dentre eles estavam; Não matei, não roubei, não cometi adultério, não menti entre outros que ao total davam 42 confissões. Caso fosse aprovado nessas confissões o morto era considerado “Verdadeiro da palavra” (Maat Kheru – Expressão bem popular do antigo Egito) e poderia passar a uma nova sala onde passaria por uma balança.
A pesagem do coração era feita em uma balança utilizando de contra-peso a pena de Maat. O coração deveria pesar menos que a pena, para que o mesmo pudesse ter a vida eterna, caso o coração fosse mais pesado que a pena de Maat o morto era devorado por uma espécie de devorador de almas, chamado de Ammit. E quando isso acontecia o morto deixava de existir, o que para os egípcios era algo de um enorme temor. Para ver mais sobre o julgamento de Osíris, clique aqui.
Autor: Lucas Ferreira
Fontes / Referências:
– BUDGE, Wallis. Osiris, The egyptian religion of resurrection. Publisher: University Books, 1961.
– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.
– MILLARD, Anne. The Egyptians (Peoples of the past). London: MacDonald & Company, 1975.
– QUESNEL, A et al. O Egito: Mitos e Lendas. Editora: Ática, 1993.
– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.
Imagens / Fonte:
Olá, tudo bem? Gostaria de saber como faço para entrar em contato com você, pois gostaria de mais informações sobre a pluma de Maat. Estou querendo fazer uma poesia sobre esse tema mesmo para um concurso de poesia.
Espero sua resposta.
Atenciosamente;
Fabiano Jaegger
Olá Fabiano, tudo bom? Você pode entrar em contato pelo e-mail: [email protected]
Até mais.
Eu queria saber de algumas lendas da Maat !!!!!
Olá Dri, tudo bom? Assista ao vídeo do link. Até mais.
Eu gostaria de saber sobre a pena que era pesada no julgamento junto com o coração da pessoa… 🙁
Olá Babi, tudo bom? A pena representava a justiça/verdade da deusa Maat. No tribunal de Osíris, ela servia como contra-peso ao coração do morto. Nesse link: https://antigoegito.org/mumificacao-rituais/, você encontra maiores detalhes. Até mais.
mmmmmmmmmmmmmmmmaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaannnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnneeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiirrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrooooooooooooooooooooooooooooo
este site e mto bom´,mas pena q e so para os nerdes
Olá Duda, tudo bom? Fico feliz que tenhas gostado do site. Discordo que seja um site voltado para “os nerdes” já que tento sempre utilizar uma linguagem acessível a todos. Até mais.