Antigo EgitoEgiptomaníacos

Registro de 3.200 anos mostra “desculpas” para as pessoas faltarem ao trabalho: “O escorpião o mordeu”, “cerveja” e mais

Maravilhamo-nos hoje com o que consideramos as maravilhas do antigo Egito, mas em algum momento, todas elas tiveram que ter sido construídas por pessoas mais ou menos como nós. (Isso pressupõe, é claro, que você descartou todas as inúmeras teorias envolvendo seres sobrenaturais ou alienígenas do espaço sideral.)

De fato, seriam necessários grandes números para construir as pirâmides, mas túmulos de escala menos colossal não poderiam ter sido construídos sozinhos. E quando um construtor de túmulos tirava o dia de folga, ele precisava de uma desculpa adequada para ser escrita em pedra.

“Os antigos empregadores egípcios acompanhavam os dias de folga dos funcionários em registros escritos”, escreve Madeleine Muzdakis no My Modern Met . Um desses artefatos “mantidos pelo Museu Britânico e datado de 1250 a.C é uma janela incrível para o antigo equilíbrio entre vida profissional e pessoal”. 

https://www.britishmuseum.org/collection/object/Y_EA5634

Chamadas de ostraca, essas tabuinhas eram feitas de “flocos de calcário que eram usados ​​como ‘blocos de notas’ para cartas particulares, listas de lavanderia, registros de compras e cópias de obras literárias”, segundo a egiptóloga Jennifer Babcock .

Descoberto junto com milhares de outros na vila do construtor de túmulos de Deir el-Medina, este ostraco em particular, em exibição no site do Museu Britânico , oferece um rico vislumbre da vida dos praticantes desse comércio. Durante o período de 280 dias coberto por este registro de 3.200 anos, desculpas comuns para a ausência incluem “cerveja” e “sua esposa estava sangrando”.

A cerveja, explica Muzdakis, “era uma bebida fortificante diária no Egito e era até associada a deuses como Hathor. Como tal, a fabricação de cerveja era uma atividade muito importante.” E por mais alarmante que esse “sangramento” possa parecer, a referência é à menstruação: “Claramente, os homens eram necessários na frente de casa para pegar alguma folga durante esse período. 

Embora a menstruação da esposa não seja uma desculpa que se ouve hoje em dia, certamente os antigos parecem ter feito um malabarismo semelhante entre trabalho e vida.” A maioria de nós hoje provavelmente tem mais facilidade do que a média dos antigos trabalhadores egípcios, ou mesmo artesãos. 

Dependendo de onde você mora, talvez você também possa chamar de doente para trabalhar com a desculpa de ter sido picado por um escorpião. Mas como seria bom se você alegasse a necessidade de festejar, embalsamar seu irmão ou fazer uma oferenda a um deus?

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Obrigada por compartilhar tantas informações precisas!
    Comecei a pesquisar sobre o egito recentemente e seu blog se mostrou uma leitura rica e interessante.

    Ganhou uma seguidora, aqui e no youtube =D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo