Egito resgata antigo artefato roubado que iria a leilão..
De volta de uma sala de leilões em Londres, o Egito conseguiu recuperar uma relíquia de granito, que é uma parte de uma grande cena da 30ª dinastia do templo de Isis em Bahbit Al hegara, Delta (conhecida como Iseum ou Isaeum). O relevo apresenta uma cabeça e os ombros de Apis que remonta ao rei Nectanebo II (380-43 a.C) e foi documentada por Meeks Chrisitan Favard em 1977, bem como os registros egípcios de antiguidades em 1989.
Na sexta-feira dia 05 de janeiro de 1990, um guarda que trabalhava no local do templo informou que bandidos atacaram o local e roubaram alguns objetos e no dia seguinte o inventário mostrou que havia peças faltando. Foi notificado que um dos artefatos recuperados era um desses. As autoridades egípcias identificaram os artefatos em um leilão e os procedimentos legais foram tomados pela embaixada egípcia para parar o leilão e provar o direito egípcio.
O artefato está de volta ao museu egípcio após ter sido recebido pela comissão do museu e a polícia de antiguidades. O artefato pode ter uma sorte melhor do que o templo de onde veio que precisa de restauração e proteção. Há uma página criada por um arqueólogo egípcio exigindo que o templo de Isis seja restaurado, pois está em um estado ruim. O link da página está aqui (em árabe).
Outros artefatos recuperados:
Fontes: http://luxortimesmagazine.blogspot.com / http://english.ruvr.ru/
Há sempre quem bote a ganância acima da cultura! Parabéns pelo post.
OLá Ignotus, tudo bom? Verdade! Lamentável a atitude de algumas pessoas. Até mais.