Antigo Egito

Amuletos Egípcios

O amuleto é um artefato utilizado para proteger o indivíduo de algum mal ou para lhe trazer sorte. Os amuletos egípcios geralmente tinham o formato de deuses ou de objetos associados a eles. Não eram apenas as pessoas vivas que utilizavam esse recurso; o corpo do morto também recebia amuletos de proteção para a outra vida. Eles eram feitos dos mais variados materiais, como lápis-lazúli, turquesa, ouro e madeira. O material mais popular era a Faiança, uma espécie de massa que precisava passar pelo processo de vitrificação, ou seja, era levada ao fogo diversas vezes.

A fabricação dos amuletos era feita através de formas (moldes), que serviam para uma espécie de produção em escala, sendo que desse modo não era necessário que cada objeto fosse feito de maneira única. Com os moldes prontos, era inserida a faiança, que precisava ser pressionada até que fosse totalmente compactada. Esse era o processo mais comum, mas também existiam artefatos exclusivos (encomendados pelos Faraós e pela Nobreza), feitos pelos melhores artesãos.

Principais Amuletos

ESCARAVELHO

Estima-se que o escaravelho tenha surgido no Império Médio e foi um dos amuletos mais populares do antigo Egito. Os egípcios acreditavam que ele era a representação de Khepri, uma forma de Ré (Ra). Notaram que os escaravelhos rolavam uma bola de esterco no chão e fizeram a comparação com o movimento do sol no céu. Além disso, seus filhotes saíam de dentro da bola de esterco e foi pensado que se autorreproduziam, fazendo uma alusão aos mitos de criação.

Peitoral de Escaravelho da tumba de Tutankhamon

O amuleto em forma de escaravelho continha algumas inscrições (frases, rituais) ou apenas o nome do Faraó ou de alguma divindade. Acreditava-se que ele garantiria uma vida protegida dos maus espíritos. Foi importante também no funeral egípcio e servia para proteger o coração do morto na hora da pesagem do coração, já que a balança poderia ficar contra o seu dono e por isso era melhor ter mais uma garantia.

OLHO DE HÓRUS (UDJAT)

O olho de Hórus é o amuleto que representa o olho do deus falcão Hórus. Em uma das versões do mito da luta entre Seth e seu sobrinho, o deus vermelho Seth, como era popularmente conhecido, arranca um olho de Hórus, que mais tarde é regenerado por Thoth, o deus da escrita e que presidiu o tribunal na batalha entre Seth e Hórus. O amuleto protegia o portador contra doenças e garantia-lhe a vida. Ele era chamado de Udjat e estava ligado à regeneração, à saúde e à prosperidade.

Havia dois tipos de Udjat, o olho direito e o olho esquerdo. O mais popular e poderoso era o direito (sol). O esquerdo simbolizava a lua. Provavelmente essas associações devem-se à crença de que ambos constituíam os “olhos do céu”: o sol e a lua. O olho de Hórus não servia apenas como proteção para a vida dos egípcios; ele era muito utilizado nos funerais, e no Livro dos Mortos há fórmulas de como invocar o seu poder. Cada parte do olho representava uma fração, e essas frações eram Hieróglifos que tinham um valor. Além disso, os egípcios atribuíam os sentidos a cada parte do olho: 1/2 dela era o olfato, 1/4 era a visão, 1/8 era o pensamento, 1/16 era a audição, 1/32 era o paladar e 1/64 relacionava-se ao toque (tato).

CRUZ DE ANSATA (ANKH)

O Ankh é um dos símbolos mais conhecidos do antigo Egito. Sua representação é desconhecida e alguns estudiosos acham que ele pode ser uma sandália vista de cima ou até mesmo uma espécie de chave. O seu Hieróglifo significa “vida/vida eterna” e foi um importante amuleto de proteção. As divindades são constantemente representadas segurando o Ankh nas mãos.

Caixa do espelho de Tutankhamon em formato de Anhk.

Esse símbolo foi associado com a cruz cristã e em alguns períodos os egípcios convertidos ao cristianismo utilizaram a cruz cristã e a “cruz de Ankh” como símbolos da religião cristã. O Ankh também significa “espelho de mão” e talvez fosse esta a representação mais próxima do amuleto: “refletir” a vida.

NÓ DE ÍSIS (TET)

O nó de Ísis é muito parecido com o símbolo Ankh. O amuleto está ligado diretamente com o sangue de Ísis e por isso geralmente tem a cor avermelhada. Ele simbolizava a proteção da deusa e de seu filho Hórus. O amuleto permitia que o morto viajasse no submundo com segurança. Chamado pelos egípcios de Tet, o nó de Ísis era colocado amarrado no pescoço do morto. Ele foi muitas vezes representado junto com o pilar de Osíris (Djed) em diversos amuletos.

Representação do Nó de Ísis

DJED

É conhecido como o Pilar de Osíris, de onde Ísis teria retirado a caixa com o corpo do deus que tinha caído em uma armadilha feita por Seth. Esse amuleto significa “estabilidade” e representa a coluna vertebral de Osíris. Aparece muitas vezes em sarcófagos e tinha o intuito de dar estabilidade ao morto. O pilar Djed tornou-se um símbolo de Osíris, que tinha entre outros atributos a fertilidade e a regeneração. Ele era um amuleto popular também na vida cotidiana dos egípcios.

Djed da 26ª dinastia – Museu Britânico: www.britishmuseum.org

Existiam outros diversos amuletos e cada um servia para um propósito em vida ou depois dela. Os egípcios acreditavam que usando um amuleto poderiam ter o poder que este representava, ou seja, se carregassem o amuleto de um touro, poderiam ter a mesma força de um. Foi de longe um dos acessórios mais utilizados em toda a história egípcia. Por isso, faz-se necessário entendê-los, para compreendermos um pouco mais sobre as crenças do povo egípcio.

Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.

Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito? Clique aqui.

Autor: Lucas Ferreira

Fontes / Referências:

– BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2008.

– HART, George. The British Museum Pocket Dictionary of Ancient Egyptian Gods and Goddesses. British Museum Press, 2001.

– SHAW, Ian. The Oxford Illustrated History of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2000.

Sites / Referências:

– http://www.globalegyptianmuseum.org/

– http://www.britishmuseum.org/

http://www.oxfordexpeditiontoegypt.com/

http://scriptorium.lib.duke.edu/papyrus/

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

78 Comentários

  1. Olá gostaria de saber mais sobre a deusa Bastet.
    E o que posso usar para proteger os felinos,orações ou amuletos.
    Aguardo respostas obrigada

  2. Olá, eu queria saber se o escaravelho era colocado nas múmias. Gostei muito desse artigo. Obrigado, até a próxima.

    1. Tenho uma placa egípcia de folhada a bronze acho que deve ser um artefato muito antigo
      Gostaria de saber mais sobre essa folha envelhecida que contem nela um escaravelho

  3. Tem um símbolo que eu já ví, que é tipo um inseto, uma vez me disseram que ele significava proteção das múmias, isso procede ?
    Obrigado!

  4. olá queria uma ajuda para um trabalho da escola sobre o chicote da justiça do faraó vc pode me ajudar?

  5. Olá, você saberia me responde se teria algum símbolo que representasse paz ou simplicidade no antigo Egito?
    Obrigada

  6. Eu fiquei sabendo sobre o Olho de Horus e queria saber, existem outros Amuletos assim, de outros deuses?Como por exemplo: Olho de Rá/Ré?

    1. Olá Guilherme, tudo bom? Existe. No site você encontra vários links falando deles. Digite na busca. Até mais.

  7. ola meu nome é Beatriz, eu queria saber para que serve a pena de avestruz usada para medir o peso do coração do morto e seu significado

    1. Olá Beatriz, tudo bom? A pena representa a verdade e a justiça. Você pode conhecer um pouco mais de Maat aqui:

      Até mais.

  8. boa tarde, gostaria de saber como os antigos egipcios faziam para iluminar tuneis tao profundos e ainda fazer hieroglífos

    1. Olá Eduardo oliveira, tudo bom? Ainda é um grande mistério para a arqueologia. No entanto, existe vários artigos que podem te ajudar a entender um pouco mais sobre o tema. Me adicione no Facebook para que eu possa te enviar. Até mais.

  9. ola amigos estou com uma duvida ganhei um estatua egipcia mais nao sei o que significa e uma mulher com um cesto no colo e muito bonito

  10. Olá, também sou fascinada pela cultura egípcia e não sei se minha pergunta já foi feita aqui. É sobre as pirâmides e a forma como foram construídas. Dizem que aquelas pedras pesadas e alinhadas tão perfeitamente, só poderiam ser feitas por uma força energética extraterrestre a qual poderia ser um poder de alguns desses construtores mesmo. O que acha disso? Obrigada

    1. Olá Teresa, tudo bom? Eu posso te responder pelo material que a arqueologia nos fornece. Quais pirâmides você se refere? Há mais de 100 no Egito. Até mais.

  11. Olá tenho um amuleto egípcio que é um olho mas não é o olho de horus gostaria de saber se você poderia me dizer que amuleto é desde já agradeço

  12. Olá
    tenho uma peça que quero avaliar
    feita a mão no egito uma imagem de tutankamon
    whatsapp para possíveis avaliação.
    02171 83153728
    mandarei fotos da peça.

  13. Boa noite, tenho visto cruzes cristãs com o olho de horus no meio. Que significado teria este simbolo, ou amuleto?

    1. Olá Raphaela, tudo bom? Para a cultura egípcia antiga não tem significado algum. São duas simbologias de épocas diferentes, possivelmente utilizada por algum grupo. Até mais.

    1. Olá Bricio, tudo bom? Simboliza apenas o Faraó. Como Tutankhamon, após a descoberta de sua tumba, se tornou o embaixador do Egito, é muito comum objetos com seu nome. Até mais.

    1. Olá Magabi, tudo bom? Os artefatos acima não estão à venda. Você encontra similares em sites de leilão. Até mais.

  14. De todos os símbolos egípcios o que mais me fascina e intriga é a Cruz de Ankh. Vinnie Vincent, guitarrista do KISS a usava como “máscara” durante os shows da banda. Parabéns pelo trabalho e boa sorte com seu propósito de ir trabalhar na Terra dos Faraós. Ah, já ia me esquecendo, quando ainda estudava, li que o que sobrou da antiga civilização foram os “felás”, agricultores de pele escura e tal… Eles ainda existem, mesmo após a imposição da cultura árabe ao povo egípcio?

    1. Olá Alviney, tudo bom? Realmente é um símbolo intrigante. Fico feliz que tenhas gostado do site. Até hoje não há uma consenso sobre qual era a cor da pele dos antigo egípcios. Fazer essa ligação do passado longínquo até os nossos dias é bem complicado. Até mais.

  15. bom dia. parabéns pelo artigo. gostaria de saber se diante de todos os personagens da mitologia. qual de fato é o primeiro com evidencias cientificas que habitou a terra.
    obrigado.

    1. Olá Wanio, tudo bom? Fico feliz que tenhas gostado do artigo. Os “personagens” da Mitologia são criações, ou seja, não existiram cientificamente. Há estudos que tentam provar que os seres mitológicos foram pessoas reais, das quais, ao longo do tempo foram endeusadas. Apesar de ser uma teoria da qual eu acredite, não há nada muito concreto em cima disso. Até mais.

      1. olá. obrigado pela resposta. sendo assim consta que recentemente foi encontrada no Egito a tumba de Osíris. isso significa, que mesmo estando vazia. a tumba foi construída para um deus que não existiu? ou Osíris era um homem endeusado?. ou não se tem certeza de que a tumba foi construída para Osíris.
        obrigado.

        1. Olá Wanio.. Tudo que os antigos egípcios faziam estava voltado para sua religião. Os Templos eram construídos paras os Deuses, mas isso não significa que os “Deuses” moravam ali (fisicamente falando). Se você olhar as outras tumbas, verás que há dezenas de pinturas de cenas mitológicas. Pode sim, uma tumba ter sido construída em homenagem a um Deus e, precisamos lembrar que para os egípcios, o Faraó era um DEUS encarnado. Até mais.

          1. olá. se o farão era considerado um deus encarnado, qual a múmia mais antiga encontrada que tem ligação com algum dos deuses do Egito. minha pergunta na verdade é: qual o individuo considerado matriarca da historia do Egito que podemos considerar que realmente existiu?
            obrigado.

          2. Olá!
            só uma correção por favor…
            Não usar a letra (D) maiúscula relacionando aos “deuses” egípcios.
            desde já peço desculpa caso tenha parecido grossa.

    2. Olá Wanio, tudo bom? Respondendo sua última pergunta: Todas as múmias tinham ligações com os deuses. A religião egípcia é mais antiga do que a formação do Estado Unificado do Egito. Os Faraós dos quais as múmias foram encontradas “realmente” existiram, mas isso não significa que os que não tiveram sua múmia encontrada são uma invenção. Até mais.

        1. Olá Magabi, tudo bom? A pergunta inteira ficou um pouco desconexa, então, para responder algo, fica difícil. Até mais.

  16. porque eles usam tanto simbolos egipcios,na nova ordem mundial??e olho e piramide pra tds os lados.

    1. Olá Gessia heer, tudo bom? Símbolos egípcios são utilizados em muitas ordens. Os mistérios e o fascínio que o antigo Egito causa se faz presentes em alguns segmentos da sociedade. Até mais.

  17. no meu escaravelho na carapaça dele tem duas cobras entalhadas uma de frente para a outra
    Gostaria que me respondesse por e-mail tb

  18. Olá, tudo bem ?
    Eu gostaria de saber se existe mais amuletos além desses!
    Existe ?Se sim, quais e de quais outros Deuses ?
    Obrigada pela atenção e tenha uma boa noite!!

      1. gostaria de saber como reconheço se o escaravelho é da época dos faraós e o significado dos hieróglifos escrito embaixo dele.Tenho dois trazidos há mais de dez anos do egito.

  19. Olá, gostaria de saber se existe um “olho de bastet”? Eu vi algumas imagens que trazem um olho igual ao de horus com a denominação olho de bastet. A diferença seria o olho esquerdo e direito? Obrigada

  20. ola eu queria saber quais sao os amuletos considerados sagrados pelos egipicios para a vida apos a morte. porfavor me ajuda

    1. Olá Felipe, tudo bom? Os amuletos acima eram considerados sagrados tanto em vida quanto no pós morte. Você pode obter uma lista completa dos amuletos através do livro: Egyptian Mythology A to Z do autor Pat REMLER. Até mais.

  21. Parabens pelo site…..mto legal msm…..Eu qro fazer uma tatto, ppra homenagear meus pais…..qro escrever o nome deles em herioglifos e colocar algum simbolo……oq vc me recomenda ???? Se puder me mandar um email, eu agradeco demais……valewwww

  22. Tenho um pingente, que comprei em uma feira cigana na Europa e não sei o significado dos símbolos nele. Fiquei muuuuuuito curiosa pois o único símbolo que consigo identificar é a cruz. Alguém pode me ajudar antes que eu morra de curiosidade? Obg

    1. Olá Cecília, tudo bom? Você tem alguma foto para que eu possa ver os símbolos? Até mais.

    1. Olá Amanda Luiza, tudo bom? O Olho de Horus é um símbolo da mitologia egípcia e que em prática para os egípcios servia como proteção neste e no outro mundo. Muitos símbolos egípcios foram associados a outras culturas e crenças ao longo da história. Até mais.

  23. Oi , gostaria de saber o significado do Obelisco, pesquisei em alguns sites, mas cad aum falava algo diferente, então gostaria de saber o que significa o Obelisco!

    1. Olá Maycon, tudo bom? Os Obeliscos eram basicamente feitos para homenagear os deuses. Estavam intimamente ligados com o culto solar, sendo seu topo em formato de pirâmide fazendo com que o sol ali refletisse. Significava também proteção e continham Hieróglifos em seus lados. Até mais.

  24. Interessante esta explicação de Olho de Hórus e olho de Rá. Eu tenho o meu. Adquirido no Egito. Lucas parabéns pelo Site. Estou aprendendo muito com suas informações valiosas e seus estudos. Desejo toda a sorte para você no Egito.

    1. Olá Isabel Atence, tudo bom? Fico feliz que o site esteja lhe ajudando em seus estudos. Muito obrigado. Até mais.

  25. É,bem interessante até as manifestações e significados desses amuletos e é destacar que os materiais com os quais esses mesmos amuletos eram produzidos também influenciavam na hora de proteger seu portador fosse vivo ou morto.Enfim seja como for além do fato desses amuletos terem uma forte conotação religiosa para os egípcios eles também mostravam um belo senso de arte pois mostravam até o que podemos chamar de um bom nível de sofisticação para usar e trabalhar materiais em joalheria!!Hehehe..Um abraço!!!

    1. Olá Marcelo, tudo bom? Isso mesmo. Todo material tinha um significado na crença egípcia, tendo materiais que representavam a carne dos deuses, o sangue e outros fatos da mitologia. Tudo tinha um significado e não era utilizado em vão. Abraços.

  26. Eu amo o antigo egito , eu acho bem interessante essa epoca e esses amuletos e as histórias que cada um tem , cada um representa uma coisa , amo escaravelho ( amuleto ) acho bem legal , bem eu sempre queria uma peça de antiguidade e importante , agora já sei que origem eu quero , eu quero a origem do egito !! OBG …

    1. Olá Fabiana, tudo bom? Realmente a história dos amuletos é muito fascinante. Penso que esses artefatos pertencem ao mundo e devem ficar em um lugar onde todos possam ter acesso. Até mais.

  27. Uma duvida:
    O OLHO DE HÓRUS (UDJAT) e o de Rá são o mesmo? ou existe uma diferença entre eles????

    1. Olá Maicon, tudo bom? O “olho de rá” aparece em alguns mitos como sendo um aspecto (nome) dado a filha de Rá, para vingar a humanidade que estava deixando de segui-lo. (Há muitas versões do mito, sendo que inúmeras deusas aparecem como sendo “o olho de Rá”, entre elas: Sekhmet, Hathor, Tefnut..). Essa passagem de REMLER (2010, p. 26) “Em uma versão da mitologia, Bastet se torna a filha do deus do sol Rá, e quando ela é chamada para proteger seu pai, Bastet vira a fúria nos olhos de Rá e como uma filha obediente, ela realiza as ordens do deus.” Respondendo a sua pergunta, o udjat não é o mesmo que o “olho de rá”, o que pode acontecer é que existem o olho direito e o esquerdo, um associado a lua e outro ao sol e talvez dai venha a associação com rá. Espero ter ajudado, até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo