Bastet

BASTET: É a deusa Gato adorada por todos no antigo Egito. No início era vista como a deusa-leão já que representações mostravam ela com cabeça de leão. Ela aparece nos textos das pirâmides do faraó Unas como sendo a protetora do soberano.

Bastet era vista como a senhora do Oriente e Sekhmet (a deusa leão) era vista como a senhora do Ocidente. Geralmente é representada como uma mulher com a cabeça de um gato segurando um Sistrum (instrumento musical) e um Égide (espécie de escudo protetor) ou apenas em forma de um gato.


Representação de Bastet segurando o Sistrum e o Égide (Aegis)



Assim como outros deuses, Bastet tinha seu lado carinho mas também tinha o seu lado feroz. Segundo REMLER (2010, p. 26) “Em uma versão da mitologia, Bastet se torna a filha do deus do sol Rá, e quando ela é chamada para proteger seu pai, Bastet vira a fúria nos olhos de Rá e como uma filha obediente, ela realiza as ordens do deus.” No Império Novo, a deusa se tornou muito popular nos lares egípcios pelo fato do gato ser um animal muito querido por todos, protegendo as mulheres grávidas e o lar de invasores (roedores e outros animais). Heródoto relata que os festivais dedicados a ela eram muitos e consequentemente foi considerada a deusa do prazer e da abundância.


Estátua de Bastet na forma de gato – Museu do Louvre, Paris.


Bastet tinha seu principal culto na cidade de Per-Bast, que significa “Casa de Bastet” atualmente Bubastis na região do Delta do Nilo e atraía multidões de pessoas que festavam por dias sempre regado a muito vinho. Millhares de múmias de gatos foram encontradas em Bubastis o que mostra toda a devoção do povo egípcio para com a deusa. Alguns relatos dão conta que os gatos eram criados no próprio templo como sendo a própria deusa e que depois de mortos foram mumificados e enterrados ali.

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– BUDGE, Wallis. Osiris, The egyptian religion of resurrection. Publisher: University Books, 1961.

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– MILLARD, Anne. The Egyptians (Peoples of the past). London: MacDonald & Company, 1975.

– QUESNEL, A et al. O Egito: Mitos e Lendas. Editora: Ática, 1993.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.

Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.