Início Antigo Egito Casas Egípcias

Casas Egípcias

364
27
COMPARTILHAR

Casas Egípcias

Os egípcios mais pobres utilizavam madeira e juncos de papiros para construir suas casas. Apesar de pequenas e sem conforto algum, elas supriam a necessidade básica do abrigo. Como em toda a sociedade egípcia, o tamanho e a qualidade do material usado dependiam da classe social à qual a família pertencia. Isso também incluía os deuses, que tinham as suas casas (templos) conforme sua popularidade.

No entanto, a principal-matéria prima utilizada para a construção da maioria das casas e até de palácios era o adobe – tijolo de barro – seco ao sol. Utilizavam pedras para servir de base nas colunas que eram basicamente feitas de madeira, assim como os telhados. A entrada do sol, que iluminava as casas, era propiciada pelas janelas que costumavam ficar perto do teto.

 

Representação de uma casa simples – Acessado: http://www.greenscollectables.com/proddetail.asp?prod=N25 em 25 de janeiro de 2011.

 

“Existem algumas cidades que resistiram ao tempo, no entanto, foram construídas para uma finalidade específica, brevemente ocupadas, e, em seguida, abandonadas. Destas: Kahun, Deir el-Medina, aldeia de Amarna e Amarna (a capital construída para o culto monoteísta do faraó Akhenaton), foi possível estudar a arquitetura de suas casas.” (DAVID, 2003, p.228)

 

Vila de trabalhador de Deir el-Medina – Acessado: http://egyptian-mysteries.com/sites/default/files/medina.jpg em 25 de janeiro de 2011.

 

As casas nas cidades eram estreitas e muito próximas umas das outras. Esse padrão, que é recomendado em lugares com pouco espaço, pode ser visto no Egito atual, onde famílias constroem casas altas e inacabadas, esperando que algum membro case e continue a construir andares acima. Já quem era rico no antigo Egito, além da casa na cidade, construía enormes casas de campo, decoradas com lindos jardins, piscinas e uma mobília de primeira linha.

Desenho de uma vila com casas de nobres – Acessado: http://www.philae.nu/akhet/Housing2.html em 25 de janeiro de 2011.

 

As informações adicionais são derivadas de ilustrações de casas que aparecem nas cenas dos túmulos e dos modelos de casas colocadas junto aos pertences do falecido. Às vezes incluem representações de jardins com árvores e piscinas. Parece ter existido dois principais tipos de casas: a casa na cidade, que existia nas cidades estabelecidas há muito tempo, bem como nas cidades construídas para algum fim, e a moradia situada onde havia espaço suficiente para incorporar um jardim. (DAVID, 2003, p.228)

 

Casa da deusa Ísis (Templo de Philae) - Acervo pessoal.
Casa da deusa Ísis (Templo de Philae) – Acervo pessoal.

Existiam ainda os palácios reais, que eram construídos a mando do Faraó e serviam para abrigar toda a sua família, incluindo esposas secundárias, descendentes e todos os funcionários que trabalhavam no palácio. O Faraó podia ter inúmeros palácios e costumava se mudar de um para outro com certa frequência. Esses palácios, em sua maioria, ficavam dentro dos complexos dos templos.

Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.

Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito? Clique aqui.

 

Autor: Lucas Ferreira

 

Fontes / Referências:

– BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2008.

– DAVID, Rosalie. Handbook to life in ancient Egypt. 2 Ed. New York: Facts On File, 2003.

– SHAW, Ian. The Oxford Illustrated History of Ancient Egypt. Oxford: Oxford University Press, 2000.

Sites / Referências:

http://www.reshafim.org.il/ad/egypt/

http://www.oxfordexpeditiontoegypt.com/

27 COMENTÁRIOS

  1. Olá, você sabe se na construção das piramides havia muitos acidentes?Sabe informar algum?E como era a forma de cumprimento entre uma pessoa e outra?

    • Olá Aline, tudo bom?

      Sim, nas construções das pirâmides houve muitos acidentes. Veja essa declaração do médico que estudou os esqueletos dos trabalhadores de pirâmides, local encontrado pelo egiptólogo Zahi Hawass.

      “…Um trabalhador teve seu braço gravemente ferido, que um médico amputou abaixo do cotovelo; A operação foi curada e uma amputação similar realizada na perna de um funcionário. “Ambos homens se recuperaram e viveram por muitos anos após seus acidentes”, diz Sarry El-Din. “Alguém estava cuidando desses trabalhadores. Trabalhadores que estão empurrando pedras ao redor como este vão se machucar, e é encorajador ver que seus supervisores sabiam disso e tinham uma clínica para eles”

      Sobre a forma de tratamento não temos muitas informações. O que temos são as representações em tumbas de afeto, respeito e cumplicidade.

      Espero ter ajudado.

      Até mais.

  2. Ola Lucas,excelente site que vc criou,
    Gostaria que vc me esclarecesse o seguinte :
    Como as antigas civilizações Egipicias desapareceram ? porque não houve continuidade,a impressão é que tenho é que houve um desastre geográfico e tudo sumiu,vc entendeua minha dúvida ?

    • Olá Adilson, tudo bom? Fico feliz que tenhas gostado do site. A antiga civilização egípcia foi sendo invadida por vários povos, culminando a sua queda. Até mais.

  3. Olá,

    Será que me podia indicar, quantos quartos, Wc e Salas (divisões ao todo) existiam/existem no Palácio Palácio de Ras Al-Teen!?

    Muito obrigado

  4. Muito bom esse site, muitas informações úteis sobre a civilização egípcia e é incrível a quantidade de aspectos da cultura egípcia abordados aqui.
    No texto foram mencionados alguns dos cômodos presentes nas casas dos trabalhadores, porém percebi que não menciona nenhum banheiro. Em outras fontes encontrei informações de que nas casas de pessoas mais ricas havia salas de banho e instalações sanitárias. Essas salas de banho eram um luxo dos nobres e faraós? As casas mais simples não possuíam nenhum cômodo com essa função?

    • Olá Thaís, tudo bom? Fico feliz que tenhas gostado do site. As casas dos pobres eram pequenas e eles possuíam uma caixa de madeira com areia para as necessidades. Apenas os nobres tinham um cômodo específico para o banho e instalações sanitárias. Até mais.

  5. Valeu Lucas! Me ajudou bastante!
    Cara só uma coisa, enquanto eu não recebia a sua resposta eu fiquei fazendo pesquisas, e em uma imagem eu fiquei com a impressão de que Gizé possui mais prédios do que casas. Agora eu gostaria de saber se você acha que eu estou certo ou errado?

    • Olá Vinícius, tudo bom? Eu não tenho uma estatística da construção civil de Gizé em mãos, mas, visualmente, parece haver mais prédios do que casas sim.

      Até mais.

    • Olá Vinícius, tudo bom? Gizé é uma grande mistura de construções (muitas inacabadas), assim como em todo o Egito. Lá, é muito comum as famílias morarem na mesma casa, sendo assim, sempre deixam os “ferros” da fundação a amostra, esperando o casamento dos filhos. Quando você olha o panorama geral, acha que faltou dinheiro para acabar a obra. Há também belíssimos hotéis e resorts, mas a predominância são as casas, prédios e lojas.

      O Cairo não foge a regra descrita acima e o Aeroporto Internacional, segue os mesmos padrões dos aeroportos espalhados pelo mundo.

      Até mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

*