Hathor

Facebook Twitter Email Pinterest Plusone Linkedin Digg Delicious Reddit Stumbleupon Tumblr Posterous

HATHOR: É a deusa-vaca e uma das mais antigas e queridas divindades do antigo Egito. Ela aparece na paleta do faraó Narmer (aproximadamente 3200 – 3100 a.C) que unificou o baixo e o alto Egito. Hathor era vista como a filha de Rá e seu culto remonta aos períodos pré-dinásticos, onde a vaca era considerada símbolo da fertilidade. Ela sempre foi representada de muitas maneiras e os egípcios consideravam que as plantações de papiros eram o seu lar.



Representação de Hathor



Em algumas representações ela era vista como uma mulher com cabeça de vaca, que tinha o disco solar no meio de seus chifres e segurava um cetro de papiro em uma de suas mãos. Segundo REMLER (2010, p. 75) “Hathor foi tão importante no panteão egípcio que muitas vezes Ísis foi associada a ela formando Hathor-Ísis [...] Também era vista como a deusa dos mineiros que escavavam turquesa, uma pedra altamente valorizada no antigo Egito”

Ela possuía um Menat (Transliterado: mnj.t – Colar que simbolizava a alegria). Hathor era associada também com pedras preciosas. Muitos espelhos feitos de ouro e bronze foram esculpidos com a imagem da deusa. O nome Hathor significa “Casa de Hórus”, e como ela era vista como uma deusa do céu, acabava por retratando assim a morada do deus falcão. O principal lugar de seu culto foi em Dendera onde ela era adorada com Hórus de Edfu e seu filho Ihy.



Hathor em um dos lados de uma coluna no templo de Dendera



Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

- BUDGE, Wallis. Osiris, The egyptian religion of resurrection. Publisher: University Books, 1961.

- HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

- MILLARD, Anne. The Egyptians (Peoples of the past). London: MacDonald & Company, 1975.

- QUESNEL, A et al. O Egito: Mitos e Lendas. Editora: Ática, 1993.

- REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.

Imagens / Fonte:

- http://www.kingtutone.com/clipart/

- http://www.neferchichi.com/clipart.html


Links Relacionados, Confira..


avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Escritor do Livro "A Lei do Sofrimento". Apaixonado pelo Antigo Egito e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.