Início Antigo Egito Hathor

Hathor

552
6
COMPARTILHAR

HATHOR: É a deusa-vaca e uma das mais antigas e queridas divindades do antigo Egito. Ela aparece na paleta do faraó Narmer (aproximadamente 3200 – 3100 a.C) que unificou o baixo e o alto Egito.

Hathor era vista como a filha de Rá e seu culto remonta aos períodos pré-dinásticos, onde a vaca era considerada símbolo da fertilidade. Ela sempre foi representada de muitas maneiras e os egípcios consideravam que as plantações de papiros eram o seu lar.

 

Representação de Hathor

Em algumas representações ela era vista como uma mulher com cabeça de vaca, que tinha o disco solar no meio de seus chifres e segurava um cetro de papiro em uma de suas mãos. Segundo REMLER (2010, p. 75) “Hathor foi tão importante no panteão egípcio que muitas vezes Ísis foi associada a ela formando Hathor-Ísis […] Também era vista como a deusa dos mineiros que escavavam turquesa, uma pedra altamente valorizada no antigo Egito”

 

Corredores do Templo dedicado à Deusa Hathor:

 

Ela possuía um Menat (Transliterado: mnj.t – Colar que simbolizava a alegria). Hathor era associada também com pedras preciosas. Muitos espelhos feitos de ouro e bronze foram esculpidos com a imagem da deusa. O nome Hathor significa “Casa de Hórus”, e como ela era vista como uma deusa do céu, acabava por retratando assim a morada do deus falcão. O principal lugar de seu culto foi em Dendera onde ela era adorada com Hórus de Edfu e seu filho Ihy.

 

Hathor em um dos lados de uma coluna no templo de Dendera

 

Autor: Lucas Ferreira

Fontes / Referências:

– BUDGE, Wallis. Osiris, The egyptian religion of resurrection. Publisher: University Books, 1961.

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– MILLARD, Anne. The Egyptians (Peoples of the past). London: MacDonald & Company, 1975.

– QUESNEL, A et al. O Egito: Mitos e Lendas. Editora: Ática, 1993.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.

Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

COMPARTILHAR
Artigo anteriorHórus
Próximo artigoMaat
avatar

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.

6 COMENTÁRIOS

  1. Olá boa tarde, gostaria de saber mais sobre os deuses do antigo Egito. Existe algum artigo bem aprofundado sobre eles? Seus nomes (de todos existentes), origens, função, hierarquia etc. Sou apaixonado por história antiga e gostaria de aprender mais. Se puder me passar algum contato para conversarmos, ficarei grato. Obrigado, Deus te abençoe.

    • Olá Guilherme, tudo bom?

      O Antigo Egito chegou a ter milhares de deuses. Existem diversos livros sobre os deuses, mas não existe nenhum (pelo menos que eu conheça) que vá abordar todos eles de forma profunda. No nosso canal do youtube e no site, abordamos sobre os principais deuses. Me adiciona no Facebook para conversamos mais sobre o tema.

      Até mais.

    • Olá André, tudo bom? Filha de Neith‎ e ‎Khnum‎ ou ‎Ra. Mãe de Ihy, Imsety, Hapi, Duamutef, Qebehsenuef. Isso depende muito de cada mito. Até mais.

    • Olá Maycon, tudo bom? Não há como saber a pronúncia dos nomes em egípcio. O que há são convenções, geralmente aproximadas do copta (último estágio do egípcio antigo) que se empregam. Muitos nomes acabam recebendo regionalizações em cada País, como acentos (no português). A transliteração de Hathor é: “Hwt hr” Poderia ser pronunciado como: “Ruter” ou outras variações, mas popularmente é mais utilizado como “Rator” ou “Athor”. Até mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

*