Ísis

ÍSIS: (Em egípcio o nome é variavelmente transliterado para Auset ou Aset) É a deusa da maternidade e da fertilidade, que se manifesta como mãe e esposa ideais. Para os egípcios, Ísis tinha uma grande magia que poderia influenciar o céu a terra e o submundo.

As origens do seu culto são incertas, mas alguns estudiosos acreditam que ela possa ter se originado no delta do Nilo. Os primeiros textos referentes a Ísis são da V dinastia egípcia.

Representação de ÍSIS

 

Ísis geralmente é mostrada com o seu filho Hórus (ainda criança). Aparece também como uma mulher com um vestido longo usando uma coroa em forma de Hieróglifo. Durante o novo Império Ísis acabou sendo ligada a Hathor devido aos seus atributos parecidos e a utilizar na cabeça os chifres de uma vaca, com o disco solar entre eles. As vezes foi mostrada apenas segurando o símbolo Ankh em suas mãos.

Ísis como mãe de Horus, era filha do deus da terra, Geb e da deusa do céu, Nut. Na Enéade de Heliópolis seu irmão e marido era Osíris, pai de Hórus. Em alguns mitos ela é associada como sendo esposa de Hórus. Ísis deu-lhe novamente a vida para Osíris quando ele foi cruelmente assassinado por seu irmão Seth. Esse mito acabou se popularizando por todo o antigo Egito, mostrando a luta entre o bem e o mal. Para conhecer o mito de Ísis e Osíris, clique aqui.

 

 

Templo de Ísis, Ilha de Philaes

 

Além de seu culto ter sido difundido para fora das fronteiras do antigo Egito, tendo importâncias tão o maior do que no Egito, ainda estendeu-se por muito tempo até o período greco-romano, resistindo ao fechamento de templos pagãos no período cristão. Na ilha de Philae, o culto a Ísis durou até ao século VI, quando acabou sendo fechado por ordem de governantes que consideravam a prática algo contra os ensinamentos cristãos.

O nó de Ísis é muito parecido com o símbolo ankh. O amuleto está ligado diretamente com o sangue de Ísis e por isso geralmente tem a cor avermelhada. Ele simbolizava a proteção da deusa e de seu filho Hórus. O amuleto permitia que o morto viajasse no submundo com segurança. Chamado pelos egípcios de Tet, o nó de Ísis era colocado amarrado no pescoço do morto. Ele foi muitas vezes representado junto com o pilar de Osíris (Djed) em diversos amuletos.

 

Representação de Tet ou Nó (Fivela) de Ísis

 

Autor: Lucas Ferreira

Fontes / Referências:

– BUDGE, Wallis. Osiris, The egyptian religion of resurrection. Publisher: University Books, 1961.

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– MILLARD, Anne. The Egyptians (Peoples of the past). London: MacDonald & Company, 1975.

– QUESNEL, A et al. O Egito: Mitos e Lendas. Editora: Ática, 1993.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.

Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

15 Comentários

  1. Muito interessante!!!!?
    E você tem alguma matéria falando sobre as sacerdotisas de Isis!
    Mais ou menos no ano de 1155 a.c.? Sobre os faraós da época e príncipes?

    1. Olá Tamires, tudo bom?! Fico feliz que tenhas gostado. Eu conheço bons artigos em inglês que falam das sacerdotisas de Isis, pode ser?

      Fico no aguardo. Até mais.

  2. Segundo a fraternidade branca é considerada a mãe do mundo, sua reencarnação em Israel
    era Miriam (Virgem maria ) mãe de Jesus.

  3. oi uma pergunta tem uma fonte que vi que mostra que Isis é filha de rá nao de geb
    ou geb é um dos nomes secretos de rá?

    1. Olá, por favor também procuro mais informações sobre as sacerdotisas que viveram na época de Isis. Há algum material ou referências que poderia compartilhar? Muito obrigada!

  4. inclusive hoje em dia esse famigerado estado islâmico, vem dos antigos adoradores de ISIS, que é o mesmo espirito do ANTI CRISTO, que atuava em NEFERTYTE, E A SUA MAE, HOJE ela é a mesma RAINHA DO CEU, DA IGREJA CATOLICA, MÃE DE DEUS, RAINHA DA AMAZONIA, PADROEIRA DO BRASIL, YEMANJA, ou seja é o espirito FEMINISTA DE LUCIFER, DIANA DOS EFÉSIOS, PANAIA,etc.ela vai se manifestar em todos os lugares do mundo, pra que seja [email protected]

    1. Olá Zorobabel, tudo bom? O site não tem o intuito de abordar qualquer tipo de crença. Até mais.

  5. muito perfeito essa matéria mas poderia me responder algo? então se um rei morre e deixa a herança para o filho e o filho morre sem ter filho oque acontece

    1. Olá Allan, tudo bom? Fico feliz que tenhas gostado. Sempre haverá alguém na linha de sucessão. No antigo Egito, o Faraó sempre tinha muitos filhos e seus filhos eram treinados desde cedo. Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo