Início Antigo Egito Ísis

Ísis

351
9
COMPARTILHAR

ÍSIS: (Em egípcio o nome é variavelmente transliterado para Auset ou Aset) É a deusa da maternidade e da fertilidade, que se manifesta como mãe e esposa ideais. Para os egípcios, Ísis tinha uma grande magia que poderia influenciar o céu a terra e o submundo.

As origens do seu culto são incertas, mas alguns estudiosos acreditam que ela possa ter se originado no delta do Nilo. Os primeiros textos referentes a Ísis são da V dinastia egípcia.

Representação de ÍSIS

 

Ísis geralmente é mostrada com o seu filho Hórus (ainda criança). Aparece também como uma mulher com um vestido longo usando uma coroa em forma de Hieróglifo. Durante o novo Império Ísis acabou sendo ligada a Hathor devido aos seus atributos parecidos e a utilizar na cabeça os chifres de uma vaca, com o disco solar entre eles. As vezes foi mostrada apenas segurando o símbolo Ankh em suas mãos.

Ísis como mãe de Horus, era filha do deus da terra, Geb e da deusa do céu, Nut. Na Enéade de Heliópolis seu irmão e marido era Osíris, pai de Hórus. Em alguns mitos ela é associada como sendo esposa de Hórus. Ísis deu-lhe novamente a vida para Osíris quando ele foi cruelmente assassinado por seu irmão Seth. Esse mito acabou se popularizando por todo o antigo Egito, mostrando a luta entre o bem e o mal. Para conhecer o mito de Ísis e Osíris, clique aqui.

 

 

Templo de Ísis, Ilha de Philaes

 

Além de seu culto ter sido difundido para fora das fronteiras do antigo Egito, tendo importâncias tão o maior do que no Egito, ainda estendeu-se por muito tempo até o período greco-romano, resistindo ao fechamento de templos pagãos no período cristão. Na ilha de Philae, o culto a Ísis durou até ao século VI, quando acabou sendo fechado por ordem de governantes que consideravam a prática algo contra os ensinamentos cristãos.

O nó de Ísis é muito parecido com o símbolo ankh. O amuleto está ligado diretamente com o sangue de Ísis e por isso geralmente tem a cor avermelhada. Ele simbolizava a proteção da deusa e de seu filho Hórus. O amuleto permitia que o morto viajasse no submundo com segurança. Chamado pelos egípcios de Tet, o nó de Ísis era colocado amarrado no pescoço do morto. Ele foi muitas vezes representado junto com o pilar de Osíris (Djed) em diversos amuletos.

 

Representação de Tet ou Nó (Fivela) de Ísis

 

Autor: Lucas Ferreira

Fontes / Referências:

– BUDGE, Wallis. Osiris, The egyptian religion of resurrection. Publisher: University Books, 1961.

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– MILLARD, Anne. The Egyptians (Peoples of the past). London: MacDonald & Company, 1975.

– QUESNEL, A et al. O Egito: Mitos e Lendas. Editora: Ática, 1993.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.

Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSeres (Deuses) da Primeira Geração
Próximo artigoSeth
avatar

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.

9 COMENTÁRIOS

  1. Segundo a fraternidade branca é considerada a mãe do mundo, sua reencarnação em Israel
    era Miriam (Virgem maria ) mãe de Jesus.

  2. oi uma pergunta tem uma fonte que vi que mostra que Isis é filha de rá nao de geb
    ou geb é um dos nomes secretos de rá?

  3. inclusive hoje em dia esse famigerado estado islâmico, vem dos antigos adoradores de ISIS, que é o mesmo espirito do ANTI CRISTO, que atuava em NEFERTYTE, E A SUA MAE, HOJE ela é a mesma RAINHA DO CEU, DA IGREJA CATOLICA, MÃE DE DEUS, RAINHA DA AMAZONIA, PADROEIRA DO BRASIL, YEMANJA, ou seja é o espirito FEMINISTA DE LUCIFER, DIANA DOS EFÉSIOS, PANAIA,etc.ela vai se manifestar em todos os lugares do mundo, pra que seja onipresente.zorobabel91@gmail.com

  4. muito perfeito essa matéria mas poderia me responder algo? então se um rei morre e deixa a herança para o filho e o filho morre sem ter filho oque acontece

    • Olá Allan, tudo bom? Fico feliz que tenhas gostado. Sempre haverá alguém na linha de sucessão. No antigo Egito, o Faraó sempre tinha muitos filhos e seus filhos eram treinados desde cedo. Até mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

*