Antiga cervejaria egípcia de 5000 anos descoberta
A missão arqueológica egípcia que vem trabalhando nas antiguidades de Ghazala, província de Dakalia, no sítio de Tell Ferkha, descobriu sepultamentos humanos e animais.
Dr. Ayman Ashmawi, chefe do setor de Antiguidades Egípcias, disse que um dos sepultamentos pertence a um cão de caça, provavelmente um “Sloughi” e data do Período Pré-Dinástico de Naqada III (3200-3000 a.C.).
Sabe-se que aqueles tipos de cachorros eram possuídos por pessoas ricas, conforme as representações das paletas Pré-dinásticas que os mostravam perseguindo gazelas.
O outro é uma sepultura humana, uma sala de tijolos de barro e é o primeiro do seu tipo a ser descoberto na parte ocidental do sítio, e é datada do Período Pré-Dinástico (Naqada III). Os restos de um humano achado em posição de cócoras incluem potes de alabastro e cerâmica.
Vários restos de estruturas de fundações de tijolos de barro também foram descobertos a oeste do sítio e se acredita que eram usados como oficinas durante o período que vai de de Naqada II à 1ª Dinastia.
Dr. Ashawi acrescentou ainda que a missão descobriu mais dois locais para produção de cerveja, em adição àqueles 5 previamente descobertos pela missão polonesa, que vem trabalhado no local desde 1998 e que enfatizou a importância de Tell El-Farkha na produção de cerveja à medida que é o único local no Baixo Egito a ter instalações descobertas e datadas do Período Pré-Dinástico.
A descoberta inclui vários potes de pedra e ferramentas como facas.
Para mais informações sobre o trabalho anterior em Tell el-Farkha, conferir o site da missão polonesa aqui.
Traduzido de:
Ancient Egyptian 5000-year-old Brewery Discovered. Luxor Times. 4 Jul. 2018. Disponível em: http://luxortimesmagazine.blogspot.com/2018/07/ancient-egyptian-5000-year-old-brewery.html. Acesso em: 10/07/18.
Para mais informações:
MARKS, T. A sip of history: ancient Egyptian beer. The British Museum. 25 Mai. 2018. Disponível em: https://blog.britishmuseum.org/a-sip-of-history-ancient-egyptian-beer/. Acesso em: 10/07/18.
Indicações bibliográficas:
BROTHWELL, Don e Patricia. A alimentação na antiguidade. Lisboa: Editorial Verbo, 1971.
STROUHAL, Eugene. A vida no antigo Egito. Barcelona: Folio, 2007.
TALLET, Pierre. A culinária no Antigo Egito. Barcelona: Folio, 2006.
______________. História da cozinha faraônica: a alimentação no Egito Antigo. São Paulo: Senac, 2005.