Arqueólogos descobrem antigo relógio solar do Alto Egito
Uma equipe de arqueólogos da Universidade da Basileia, encontrou um dos primeiros relógios solares do mundo durante a escavação no Vale dos Reis no Alto Egito. Desenterrado pelos pesquisadores enquanto limpavam a entrada de um dos túmulos na área, o relógio foi encontrado em uma região de cabanas de pedra. O artefato é uma peça achatada de calcário (Óstraco), no qual há um semicírculo de cor preta desenhado.
O semicírculo apresenta 12 seções de cerca de 15 graus, sendo que ao centro há uma cavidade para inserir um pino de madeira ou de metal que lançaria uma sombra para mostrar as horas do dia. Pesquisadores sugerem que “as cabanas foram usadas no século 13 a.C para abrigar os homens que trabalham na construção dos túmulos, enquanto utilizavam relógios para medir as horas de trabalho. Os primeiros relógios de sol conhecidos são os obeliscos (3500 a.C) e relógios de sombra (1500 a.C), da astronomia egípcia e babilônica. A recente escavação foi feita em cooperação com as autoridades egípcias, sob a direção da Professora Susanne Bickel.
*Susanne Bickel é a mesma pesquisadora que encontrou com sua equipe a cantora de Amun, Nehmes Bastet no Vale dos Reis, veja:
https://antigoegito.org/fotos-de-nehmes-bastet-kv-64/
https://antigoegito.org/rara-descoberta-no-vale-dos-reis/
https://antigoegito.org/primeiro-video-da-kv-64-e-disponibilizado/
Fonte:
http://www.presstv.ir/detail/2013/03/14/293608/ancient-sundial-unearthed-in-egypt/
Amigo Lucas,vc sempre colocando as novidades do Egito Antigo,que é minha paixão.
Esse relógio é interessante.Foi colocando no museu?
Olá Prof. Maria das Graças, tudo bom? Fico feliz em saber que você segue acompanhando o site. Não saiu mais nenhuma notícia sobre o relógio. Eu irei procurar alguma informação e qualquer novidade eu posto aqui. Até mais.