Início Antigo Egito Ra

Ra

195
17
COMPARTILHAR

 

RA ou RE: É o deus do Sol do antigo Egito. Seu principal culto era na cidade de Heliópolis, onde era identificado com o deus solar local, Atum. Através de Atum, ou como Atum-Ra foi visto como o responsável pela origem da Enéade de Heliópolis (dos outros deuses).

Ele foi associado com outras inúmeras divindades como Amun-Re, Re-Horakhty, Khnum-Re, Sobek-Re entre outras. Ele era visto como o deus que governava a terra o céu e o submundo. Ra geralmente é representado por um falcão com um disco solar na cabeça e a serpente (uraeus). Segundo alguns estudiosos, foi apenas na quinta dinastia que ele se tornou uma das principais divindades do antigo Egito.

Representação de Ra (Re)

 

Nos textos das pirâmides, Ra e Horus são duas divindades diferentes, mas posteriormente foram associados dando origem a Re-Horakhty. No Império Novo o deus Amon foi ganhando força e acabou sendo associado com Ra, formando Amon-Ra, uma das principais divindades de todo o antigo Egito. Foi nesse período, que remonta um dos hinos dedicados ao deus sol. Segundo REMLER (2010, p. 89) “A primeira parte menciona o deus-sol por vários de seus 75 nomes. A segunda parte é uma série de encantamentos associando o rei com vários deuses e o deus-sol, em particular. Uma passagem da primeira parte do hino a Ra esculpida na estela dos irmãos Sutie e Hor (atualmente no Museu Britânico) segue abaixo[…]

 

Hino para o deus sol Ra

Salve a você Ra, perfeito a cada dia. Que sobe ao amanhecer sem falhar, Khepri que cansa-se com o trabalho árduo! Seus raios estão sobre a face, ainda desconhecida. Ouro puro não corresponde ao seu esplendor; Por si só, você formou o seu corpo. Criador incriado. Único, único, que atravessa a eternidade, com milhões sob seus cuidados; Seu esplendor é como o esplendor do paraíso. Sua cor é mais brilhante do que suas cores. Quando você cruza o céu todos os rostos podem vê-lo. Quando você se põe, você está escondido da vista de todos; Diariamente você dá a si mesmo ao amanhecer, segura é a sua navegação sob sua majestade”

 

Autor: Lucas Ferreira

Fontes / Referências:

– BUDGE, Wallis. Osiris, The egyptian religion of resurrection. Publisher: University Books, 1961.

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– MILLARD, Anne. The Egyptians (Peoples of the past). London: MacDonald & Company, 1975.

– QUESNEL, A et al. O Egito: Mitos e Lendas. Editora: Ática, 1993.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.

Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSeres (Deuses) Primordiais / Criadores
Próximo artigoPtah
avatar
Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.

17 COMENTÁRIOS

  1. Olá Tudo Bom? séra que poderia me enviar uma explicação do Deus Do Sol Rá? e porque eu tenho que explicar isso na escola! Me ajudem Porfavor

  2. Bom dia.
    Em alguns textos, li que o nome do Deus Rá, tem diversas formas e representações, de acordo com a evolução da religião do antigo Egito. Estou escrevendo um artigo, associando os sincretismos religiosos. A minha dúvida é a seguinte, Amem,Amem-Ha, Amen-RE e Amen-de Ur, podem ser nomes também do Deus Sol? Li também que no culto ao Deus Sol, ao terminar, os egípcios diziam “AMEM” em reverência ao seu Deus, que quer dizer o oculto. Isso procede? Por favor, isso iria me ajudar bastante. Obrigado!

    • Olá Thiago Maia, tudo bom? Sim, há muitas formas de representar o deus Rá. Estamos falando de 3200 anos de história egípcia. Rá e Amen são deuses de localidades diferentes, com características similares e que sofreram uma fusão (Amen-Ra) ao longo da História. Não temos como saber se os egípcios pronunciavam a palavra “Amen” como é utilizada em algumas religiões. A raiz da palavra Amen, possivelmente signifique “Oculto/Algo que não se pode ver/”.

      Até mais.

  3. Muito obrigada pela ajuda, eu conseguir terminar meu trabalho sobre dois deuses que é o Atum e Sekhmet, ja achei sobre a Sekhmet, so do Atum que não enconteri antes, pq não encontrava resposta espesifica e que eu goste para o meu trabalho, e agora eu achei, muito obrigada mesmo, esse site é 10, dez não é 100!!!!!!!!

  4. Olá Administrador
    Desde criança o Egito é familiar pra mim…É a minha pátria espiritual…Em maio passado uma vidente me viu no Egito como sacerdotisa de Amon…Gostei muito da sua página, pois procuro textos sobre Amon-Ra e Anúbis. Amei o Hino para o Deus Sol, obrigada e muita luz pra você…

    • Olá Dailme Tavares, tudo bom? Desculpe a demora para responder, eu estava no Egito e a internet lá não era das melhores. O Egito desde criança também sempre me foi muito familiar. Interessante o seu relato! Fico feliz que tenhas gostado do site e sempre que puder, não deixe de conferir os textos publicados aqui, porque muitos falam sobre Amon.. Até mais.

      • tem razão muitos falam sobre Amon porque eu li todos os seus textos esse site e nota 1000! Obrigada pela atenção

    • Querida vc poderia me add no face? diehgo maurício, desde de pequeno sempre tive uma ligação muito forte, mais forte que qualquer outra coisa… me add lá um beijo!

  5. Olá,você saberia me passar a oração de Seth ?
    Preciso com urgencia,e nao consegui achar em nenhum site aqui na internet.

    Desde já agradeço.

    • Olá Francielly, tudo bom? Existem vários textos que falam de Seth em forma de orações. Os mais conhecidos são os que colocam Seth como um Deus mal. Como esse aqui: “O demônio de Seth é reportado aos deuses: Seu crime foi colocado antes de Re, o dano que causou foi relatado para o grande deus. A grande enéade discute (durante o julgamento). Thoth está sentado no julgamento. Eles fazem o público pesar o que você causou. Relatam a lesão que você cometeu. Eles te entregam ao devorador.” Retirado de The book of the victory over Seth, 1929. Existem muitos textos falando sobre ele. Espero ter ajudado, até mais.

  6. Olá Rosana, tudo bom? Que legal sua iniciativa em ajuda-lo, parabéns. Bom, acho que primeiro passo é conhecer o nível de conhecimento dele sobre os deuses egípcios. As crianças do ensino fundamental quando se interessam pelo Antigo Egito já tem alguma informação a cerca do tema (viram algum filme, exposição, matéria em jornais..), depois dessa coleta de informações o próximo passo seria selecionar um material adequado. Existem bons livros do Antigo Egito para crianças, livros bem didáticos e com informações que vão do básico ao nível intermediário de conhecimento. Caso você queira, eu poderia estar enviando os nomes dos livros em seu e-mail. Outra forma legal dele ir se aperfeiçoando, seria através de jogos que simulam perfeitamente a vida egípcia (com templos dedicado a deuses, escrita sagradas, entre outros..) e ao meu ver, seria indispensável o contato dele com alguém da área que possa orienta-lo conforme o pré-conhecimento dele no assunto. Espero ter ajudado e estou a disposição. Até mais.

  7. Olá Lucas, leciono para uma turma de Educação Especial altas Habilidades e superdotação , tenho um aluno do 3 ano do ensino fundamental que demonstra interesse nos mitos e deuses egípcios.
    Qual seria a melhor forma de aprofundamento teórico para uma criança de 8 anos.
    De que forma você um estudioso desse tema, iniciaria essa pesquisa.
    Gostaria de receber sugestões de sites de busca confiáveis para indicar ao aluno
    Muito obrigada pela atenção
    Rosana Paula

DEIXE UMA RESPOSTA

*