Egito recupera 44 artefatos roubados..
Depois de mais de seis anos de negociações, as autoridades francesas concordaram em entregar ao Egito 44 artefatos pertencentes a vários períodos do Antigo Egito que haviam sido contrabandeados para a França, disse o Ministério de Antiguidades, em um comunicado divulgado na segunda-feira.
O Ministro de Antiguidades do Egito. Khaled El-Enany, disse que a França entregou os objetos arqueológicos para a embaixada egípcia em Paris, ao expressar sua “plena apreciação pelo Governo francês na cooperação com o Ministério de Antiguidades em repatriar as antiguidades contrabandeados do Egito.”
Os objetos foram apreendidos no Aeroporto Charles de Gaulle em 2010 e, desde então, o Ministério de Antiguidade usou canais diplomáticos nos seus esforços para obter um acordo com o governo francês. Os artefatos datam de vários períodos da história do Egito, incluindo o romano (30BCE – 641AD) e os períodos coptas. Entre os objetos repatriados estão uma estátua de pedra calcária de uma mulher do período romano, brincos, cruzes, pedaços de madeira…
Desde 2015, o Egito conseguiu repatriar 547 objetos arqueológicos de uma série de países, incluindo a Suíça, Inglaterra, EUA, Alemanha e Bélgica.