EgiptomaníacosImagens

Conhecendo o Egito: Relevo com a deusa leoa Sekhmet

A imagem da deusa leoa Sekhmet (ligada à guerra, ao sol, às pragas e à magia divina) fazia parte de um baixo relevo parietal de área externa. Vê-se vestígios de um toucado tripartite sobre a cabeça da divindade, o rosto é contornado por uma juba e tem bigodes. Olhos e sobrancelhas são quase humanos. Está trajada com colar e vestido simples. O nó do vestido, o pequeno colar e o ângulo reto formado pelo ombro com o braço são característicos da arte egípcia da XXI Dinastia. Material: Calcário. Dimensões: 44,5 x 26,5 cm. Procedência: desconhecida.

Data: XXI-XX Dinastias, c. 1070-909 a.C. 

Fontes:

BRANCAGLION JR., Antonio. Tempo matéria e permanência: O Egito na Coleção Eva Klabin Rapaport. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; Fundação Eva Klabin Rapaport, 2001, p. 98-101; 144.

Fundação Casa Museu Eva Klabin. Coleção egípcia. http://evaklabin.org.br/acervo/colecao-egipcia/.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo