Introdução a Mitologia Egípcia..
Como sabemos sobre os mitos e a história deles? Essa é uma pergunta frequente e pertinente para quem começa a estudar a civilização egípcia. O que sabemos sobre a mitologia egípcia chegou até nós através de inscrições em paredes de templos, pirâmides, sarcófagos e nos diversos papiros.
Os textos das pirâmides são os mais antigos registros sobre a mitologia egípcia. Havia também os textos dos sarcófagos e vários “livros” derivados do popularmente conhecido “livro dos mortos”, como o Livro dos Portões, o Amduat e o Livro das Cavernas.
Essas são as principais fontes do período egípcio, de onde são tiradas as informações da criação do mundo, de como foram formados os deuses, de como era o submundo, o tribunal de Osíris, a batalha de Rá contra a serpente apópis diariamente, entre diversas outras informações, que incluíam hinos, rituais e fórmulas para quem precisasse. Há também algumas fontes não tão conhecidas, mas que vale a pena citar, como a estela de Metternich, datada aproximadamente de 350 a.C., que tem inscrições de magias para a cura dos venenos de animais como o escorpião, citado na estela referindo-se ao momento em que Hórus, filho de Ísis, foi picado por um.
Houve também um importante sacerdote egípcio de nome Manethon, que viveu na trigésima dinastia, a mesma dinastia da estela de Metternich. Sua obra não chegou intacta até nós, mas podemos destacar a cronologia dos soberanos egípcios feita por ele. Há também os escritores gregos, que deixaram diversas obras para nós, como Heródoto, que viveu no quinto século antes de Cristo e deixou frases célebres como “O Egito é uma dádiva do Nilo”. Há também as inscrições de Plutarco, De Iside et Osiride, a obra mais completa sobre o mito de Ísis e Osíris.
As informações são tiradas de várias fontes e muitas ainda são interpretadas pelos diversos egiptólogos, fazendo com que se tenha o mesmo mito com detalhes diferentes. Isso não é algo contraditório, é apenas algo que se complementa, já que estudamos uma civilização de no mínimo 3 mil anos antes de Cristo, através de fontes obtidas em diversos períodos da história egípcia. Nota-se facilmente uma evolução dos primeiros textos para os mais modernos do antigo Egito, todos visando praticamente ao mesmo objetivo: respeitar os deuses e conseguir alcançar a vida eterna.
Quer mais livros sobre o tema? Clique aqui.
Artigos, teses e matérias sobre o antigo Egito? Clique aqui.
Autor: Lucas Ferreira
Fontes / Referências:
– BAINES, John; MALIK, Jaromir. Cultural Atlas of Ancient Egypt. London: Andromeda Oxford Limited, 2008.
– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.
Sites / Referências:
Preciso de uma ajuda para um trabalho de filosofia. Onde encontro mais detalhes sobre a mitologia egípcia?
Olá Healths’s, tudo bom?! Em todo o site você encontra informações sobre a mitologia egípcia. Até mais.
Parabéns! Site maravilhoso! Deus abençoe seu trabalho.
Olá Thalisson, tudo bom? Fico feliz que tenhas gostado. Até mais.